Languages

Pesquisadora do PPBio/CENBAM é selecionada para workshop promovido pela iDigBio/Coleções Integradas da Biodiversidade em Michigan/EUA

A pesquisadora do Projeto de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio)  e do Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM), Ana Lúcia Tourinho, foi selecionada para participar do "Workshop de Artrópodes Preservados em meio líquido", que ocorrerá no período de 16 a18 de setembro de 2013, em Michigan, nos Estados Unidos. 
 
O Workshop é um dos muitos eventos e iniciativas oferecidas pelo Programa iDigBio – Coleções Integradas da Biodiversidade, Recursos Nacionais para a Digitalização Avançada das Coleções da Biodiversidade (ADBC), financiados pela National Science Foundation (NSF). O principal objetivo da iDigBio é desenvolver uma base de dados com informações digitalizadas de todas as coleções biológicas dos Estados Unidos, e assim subsidiar descobertas científicas e uma compreensão mais adequada da biodiversidade através da melhora da educação, e consequentemente, das políticas ambientais e econômicas. 
 
Atualmente, Ana Lúcia está realizando um estágio pós doutoral no Museu de Zoologia Comparada, na Universidade de Harvard e é bolsista de Pós-doutorado no exterior do programa Ciências sem Fronteiras, pelo INCT CENBAM. Ela tomou conhecimento do workshop há cerca de 6 meses atrás, através da lista da Sociedade Americana de Aracnologia e se inscreveu imediatamente para a seleção, sendo posteriormente selecionada para participar. Como a pesquisadora já estaria fazendo o pós-doc em uma universidade Americana quando o workshop ocorresse, ela terá todos os custos cobertos pela iDigBio, incluindo passagens aéreas e hospedagem.
 
Ana Lúcia Tourinho triando material da coleção de Museu de Zoologia Comparada da Universidade de Harvard
 
O evento é uma oportunidade única de entrar em contato com as ferramentas disponíveis e técnicas atuais para aquisição de imagens adequadas do material preservado em meio líquido, especialmente exemplares que já sofreram a ação do tempo, e não se encontram em boas condições para serem fotografados e disponibilizados em bancos de imagens, além de poder conhecer melhor os desafios relativos a criação de bases de dados digitalizadas e mantê-las disponíveis e integradas online. Além disso, tudo que for trabalhado e aprendido durante o workshop será utilizado no programa PPBIo e CENBAM e no Programa de coleções do INPA.
 
Fotos de ninfas da ordem Ricinulei  preservadas em meio líquido
 
O programa do workshop está disponível online no endereço onde também é possível ter acesso ao material referente a este e outros eventos: