Languages

PPBio/CENBAM e PELD oferecem Oficina sobre documentação, gerenciamento e disponibilização de dados biológicos em Manaus

O PPBio/CENBAM e o PELD irão promover nos dias 10 e 11 de setembro de 2013, a "V Oficina sobre documentação, gerenciamento e disponibilização de dados biológicos", que ocorrerá na sala de aula da pós-graduação da Ecologia, no campus V8, do INPA/Manaus.
 
O treinamento será ministrado por Lívia Naman, David Dias (bolsistas PPBio/CENBAM Manaus) e Priscila Souza (bolsista PELD Manaus) e terá como principal objetivo orientar os pesquisadores envolvidos nos projetos sobre a utilização dos sistemas e softwares de armazenamento e disponibilização de dados, construção de metadados, tabelas e relacionamento de tabelas de acordo com o modelo adotado pelo PPBio/PELD.
 
A Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527, de 18/11/2011) rege que toda a informação obtida parcial ou totalmente com recursos públicos deverá estar prontamente acessível aos cidadãos. No Art. 3o, Inciso I, ressalta-se que um dos princípios da administração pública é a "observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção". Ou seja, a informação gerada com recursos públicos deve ser, por natureza, pública e sigilosa apenas em exceções fundamentadas.
 
Para facilitar as etapas envolvidas no processo de disponibilização dos dados, o PPBio/CENBAM e o PELD incentivam seus pesquisadores por meio da capacitação.
 
Quem tiver interesse de participar e/ou necessitar de maiores detalhes, favor entrar em contato com Lívia Naman, pelo e-mail: ppbio.inpa@gmail.com ou com Priscila Souza, pelo e-mail: peld.inpa@gmail.com.
 
Visite os repositórios de dados do PPBio e PELD para maiores informações.