No começo da semana passada uma equipe de aproximadamente 10 pesquisadores que estudam anfíbios, lagartos, cobras, pequenos mamíferos, insetos e aracnídeos saíram de Manaus com destino ao km 300 da BR-319 que fica entre Manaus e Porto Velho. A campanha de campo faz parte do levantamento de fauna que será realizado por biólogos vinculados ao Centro de Excelência Ambiental da Petrobrás (CEAP), e fará parte do relatório de impacto do asfaltamento de 600km da rodovia. Ao longo desses 600km, trecho entre Igapó-açú e Humaitá, 4 módulos já foram instalados e mais dois estão com a instalação prevista para o próximo mês. Estes módulos estão dispostos a cada 50km - partindo do km 300 - e sua estrutura possui 2 trilhas de 5km, ligadas no final por um outra trilha de 1km (seguindo modelo RAP).
Serão aproximadamente 16 dias de trabalho nos dois primeiros módulos (km 300 e 350)e em cada local são montados acampamentos e verdadeiros laboratórios móveis.
Além dos pesquisadores envolvidos, a equipe conta com aproximadamente 9 assistentes de campo - moradores da região - para realizar o trabalho.
Fotos: Ricardo Romero
Receba o Informativo PPBio.