Languages

PPBio/CENBAM e WCS Brasil realizam curso de capacitação sobre monitoramento da socioeconomia e da biodiversidade

O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e o Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM), em parceria com a Associação para Conservação da Vida Silvestre (Wildlife Conservation Society – WCS/Brasil) realizaram entre os dias 19 a 30 de agosto de 2013, o curso intensivo de "Monitoramento de áreas protegidas com perspectivas para a biodiversidade e socioeconomia: Técnicas de campo efetivas para avaliar as ações de manejo"
 
O curso foi dividido em duas etapas, monitoramento da socioeconomia e monitoramento da biodiversidade.
 
A primeira etapa, monitoramento da socioeconomia, foi realizada na RDS BioTupé, de 19 a 24 de agosto de 2013. Nesta etapa, ministrada por Arika Virapongse, foram ensinadas técnicas para monitorar aspectos socioeconômicos de comunidades humanas, como entrevistas estruturadas e não estruturadas, e métodos participativos (e.g., mapeamento participativo). Ementa da primera etapa.
 
 
A segunda etapa, monitoramento da biodiversidade, foi realizada na Reserva Ducke, de 25 a 30 de agosto de 2013. Nesta etapa foram ensinadas técnicas e conceitos para monitorar elementos de biodiversidades, incluindo parcelas permanentes, transectos lineares, análise de ocupância, distância e marca-recaptura. Ementa da segunda etapa.
 
 
Participaram do curso 15 pessoas, entre eles gestores de unidades de conservação, bolsistas do Instituto Piagaçu, bolsista do Instituto de Desenvolvimeto Sustentável Mamirauá, representante da WWF Brasil, representantes da WCS Brasil e bolsistas PPBio/CENBAM do INPA.
 
 
Extras: