Languages

PPBio/CENBAM e WCS Brasil oferecem curso de capacitação sobre monitoramento da socioeconomia e da biodiversidade

Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e o Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM), em parceria com a Associação para Conservação da Vida Silvestre (Wildlife Conservation Society – WCS/Brasil) irão oferecer entre os dias 19 a 30 de agosto de 2013, o curso intensivo de "Monitoramento de áreas protegidas com perspectivas para a biodiversidade e socioeconomia: Técnicas de campo efetivas para avaliar as ações de manejo". 
 
O curso será dividido em duas etapas, monitoramento da socioeconomia e monitoramento da biodiversidade.
 
A primeira etapa, monitoramento da socioeconomia, será realizada na RDS BioTupé, de 19 a 24 de agosto de 2013. Nesta etapa serão ensinadas técnicas para monitorar aspectos socioeconômicos de comunidades humanas, como entrevistas estruturadas e não estruturadas, e métodos participativos (e.g., mapeamento participativo). 
 
A segunda etapa, monitoramento da biodiversidade, será realizada na Reserva Ducke de 25 a 30 de agosto de 2013. Nesta etapa serão ensinadas técnicas e conceitos para monitorar elementos de biodiversidades, incluindo parcelas permanentes, transectos lineares, análise de ocupância, distância e marca-recaptura. 
 
Os candidatos devem se planejar para participar em ambas as partes do curso, sem exceção, e obter licença de sua organização caso necessário.
 
Para se candidatar ao curso, os candidatos devem fazer a sua inscrição por email, aos cuidados de Camila Ferrara (cferrara@wcs.org), até dia 01 de julho de 2013. No e-mail deve haver as seguintes informações: Nome completo, email, telefone, nome da sua organização/universidade, departamento,  cargo que ocupa, local onde trabalha ou faz pesquisa (área protegida, área de estudo, etc.), currículo e um breve resumo demonstrando qual o seu interesse em realizar o curso.
 
A prioridade para inscrição no curso será dada aos gestores de unidades de conservação (municipais, estaduais ou federais) do estado de Amazonas ou funcionários das agências que administram estas áreas (SEMMAS, CEUC, ICMBio e FUNAI). Também serão consideradas inscrições de profissionais em organizações não-governamentais, pesquisadores e alunos de pós-graduação que trabalham direitamente com estas agências.