Languages

Estão abertas inscrições para curso de instalação e monitoramento de piezômetros

O Centro de Estudos Integrados de Biodiversidade Amazônica (CENBAM) e o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) promovem o curso de “Instalação e monitoramento de piezômetros e águas subterrâneas”, entre os dias 22 e 26 de julho de 2013, na Reserva Florestal Adolpho Ducke
 
O curso ministrado pelo professor de hidrogeologia do departamento de geociências da UFAM Dr. Ingo Daniel Wahnfried e do MsC José Luiz Purri, será destinado a alunos de pós-graduação e tem como principal objetivo capacitar os mesmos quanto às técnicas de instalação de piezômetros, monitoramento de águas subterrâneas, caracterização e descrição dos solos. Será dada prioridade aos alunos que estiverem trabalhando com o tema em suas dissertações e teses. 
 
O curso será teórico e prático e serão abordados os seguintes temas:  
 
Teoria
- Introdução: fluxo de água no meio geológico
- Piezômetros: o que são e para que servem
- Técnicas de instalação de piezômetros
- Técnicas de monitoramento de água subterrânea
- Caracterização dos solos
 
Prática 
- Confecção
- Instalação
- Desenvolvimento
- Monitoramento de piezômetros rasos
- Caracterização dos solos
 
O deslocamento do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia para a Reserva Florestal Adolpho Ducke e a alimentação serão fornecidos pelo PPBio/CENBAM. A saída para o curso será do INPA V8 no dia 22 de julho as 08:00 e o retorno no dia 26 as 17:00. Todos os alunos deverão participar integralmente do curso.
 
As inscrições poderão ser feitas no período de 08 à 14 de julho de 2013 pelo e-mail flaviomagalha@gmail.com, com assunto Curso Piezômetro, aos cuidados do Bolsista Flávio.  Os participantes devem enviar nome completo, CPF e uma breve justificativa da necessidade de participação no curso.