Languages

NR Sinop realiza curso de estratégias de identificação de árvores e lianas através de caracteres morfológicos

 Núcleo Regional Sinop promoveu curso de "Estratégias de identificação de árvores e lianas através de caracteres morfológicos", sob coordenação de Larissa Cavalheiro.
 
O curso ministrado por Márcia Cléia Vilela dos Santos, ocorreu no Parque Estadual do Cristalino, entre os dias 27 de setembro a 06 de outubro de 2013. Participaram do curso 15 alunos, acadêmicos da UFMT Cuiabá/SINOP dos cursos de biologia e engenharia florestal.
 
O objetivo do curso foi capacitar alunos associando técnicas de identificação de plantas em um treinamento básico com dicas de campo usando o Protocolo de Composição Florística e as características morfológicas e vegetativas que permitissem uma rápida identificação em nível de família em campo.
 
 
Conteúdo programático do curso:
 
- Uso do protocolo para composição e aula teórica de morfologia externa;
- Processos de herborização, morfotipagem e identificação com o uso de guias e chaves de Identificação;
-Elaboração de metadados e organização das planilhas de campo “manejo de dados”;
- Coleta de material em sílica.
 
 
Durante o período de campo foi feito um treinamento usando o protocolo de composição florística e identificação dos caracteres como tipos de tronco, base, ritidoma, anéis, lenticelas, odor, exsudato, glândulas e tipos de folhas. Esses caracteres foram utilizados para morfotipar os indivíduos e com identificação prévia em nível de família ainda em campo.