Languages

PPBio/CENBAM realiza Treinamento e Capacitação no Núcleo Regional Tefé

O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e o Centro de Estudos Integrados de Biodiversidade Amazônica (CENBAM), ofereceram nos dias 25 e 26 de abril a oficina "O Estudo da Biodiversidade em Parcelas Permanentes" e entre os dias 30 de abril e 09 de maio o curso de "Instalação de Transectos e Parcelas Permanentes para Monitoramento da Biodiversidade". O curso e a oficina foram promovidos e organizados pela Coordenação do Núcleo Regional Tefé: o coordenador do núcleo Rafael Bernhard e pela bolsista Rosiely Cabús.

A oficina sobre "O Estudo da Biodiversidade em Parcelas Permanentes" contou com cerca de 50 participantes, dentre eles, estudantes e professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), membros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), e Secretaria do Meio Ambiente (SEMMAS).  A oficina foi ministrada pelos pesquisadores William Magnusson (PPBio), Albertina Pimentel Lima (PPBio), Fernanda Coelho (PPBio/CENBAM), e Sérgio Santoreli (PPBio/CENBAM ).
 
A oficina teve como objetivo apresentar a filosofia e aplicação do método RAPELD, aplicações do método para tomada de decisões, mostrar alguns dos resultados encontrados nos módulos e grades RAPELD, além de apresentar técnicas de amostragem e monitoramento para uma lista de grupos considerados Grupos-Alvo. Os alvos selecionados: samambaias, árvores de interesse comercial, sapos, peixes e primatas foram escolhidos a fim de atender as metas a serem monitoradas pelas agências ambientais.
 

O Curso de “Instalação de Transectos e Parcelas Permanentes para Monitoramento da Biodiversidade” foi realizado na Flona de Tefé e contou com a participação de 20 pessoas, incluindo estudantes da Universidade Estadual do Amazonas e integrantes de 5 comunidades da Flona de Tefé.

O objetivo do curso consistiu em compor e treinar equipes de campo, compostas por estudantes e moradores locais, que farão a instalação das trilhas e parcelas RAPELD. O curso foi ministrado pela bolsista Fernanda Coelho (PPBio/CENBAM) e Richarlly Costa (CENBAM). Durante o curso os participantes aprenderam as técnicas de abertura de trilhas, parcelas terrestres de distribuição uniforme, parcelas aquáticas e ripárias.

O próximo curso a ser oferecido no NR Tefé será “Documentação, Gerenciamento e Disponibilização de Dados Biológicos”, nos dias 25 e 26 de maio. O curso será ministrado pelos bolsistas: Livia Naman (PPBio/CENBAM) e David Valentin Dias. As inscrições devem ser feitas com a bolsista Rosiely Cabús pelo e-mail: rosadejah@hotmail.com

Os três cursos têm a missão de alinhar o NR Tefé em relação à natureza do programa, aos protocolos de coleta de dados, a prática de instalação das parcelas permanentes ao manejo e disponibilização dos dados, além de proporcionar o fortalecimento da pesquisa científica e a expansão das atividades e projetos em colaboração com os parceiros ICMBio, UEA e Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM).