Languages

PPBio/CENBAM promovem workshop: “Treinamento em técnicas de medição de estrutura de Vegetação”

O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), o Centro de Estudos Integrados de Biodiversidade Amazônica (CENBAM) e o projeto CENÁRIOS para a Amazônia, promoveram workshop: “Treinamento em técnicas de medição de estrutura de Vegetação” na comunidade do Sr. Antônio (km 6620 BR 319) e contou com o apoio do ICMBio e do prof. Heron Salazar Costa da UFAM.

O workshop ocorreu na trilha norte (TN) no Módulo de pesquisa M12 da BR 319 km 654,5, Município de Humaitá-Am onde existe uma torre de monitoramento climático da LBA no período de 08 a 23 de junho de 2015, coordenado por Maria Aparecida de Freitas  (gestão CENBAM/PPBio) e contou com a participação de Ana Sofia de Holanda, Jefferson José Valsko, Emílio Manabu Higashikawa  (bolsistas de gestão), os alunos de graduação Júlio Nauan Caruta do Rosario, Martin Acosta (UFAC), dos técnicos João Araujo, Ivanery Ferreira, Raimunda Nazaré de Araújo, Thaiane Sousa (PPBio/INPA) e moradores locais.

A cima vista da Torre e ao lado o acampamento que é montado no início de cada parcela. O objetivo do workshop foi a de testar e atualizar o “Manual para Medição e Marcação de Árvores em grades e módulos RAPELD do PPBio”.
 
 
 
 
 
 
 
 
O início do trabalho consta na definição da coordenada x como mostram as figuras abaixo.
 
 
Se necessário são acrescentados novos segmentos no caso das parcelas cruzarem as trilhas. Também adquirimos as coordenadas geográficas de cada um dos piquetes da parcela.
 

 

 

 

 

 

 

 

As próximas imagens mostram nosso trabalho: respeitando a faixa sensível, pintando varetas, utilizando escada de 6m e arvores já mapeadas, medidas e plaqueadas.

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Nossos resultados: foram marcadas, medidas e mapeadas árvores, palmeiras e lianas segundo manual de medição e marcação de árvores do PPBio em 5 parcelas da trilha norte do módulo de pesquisa M12 no núcleo regional de Humaitá e registramos 556 indivíduos na parcela TN550, 554 na TN1500, 505 na TN2500, 467 na TN3500 e 385 na TN 4500. Fotos: Maria Aparecida de Freitas e Júlio Nauan Caruta do Rosário. Para ver outras fotos visite o facebook.