O Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM) e o Programa de Pesquisa em Biodiversidade Núcleo Regional Acre realizaram entre os dias 14 a 29 de setembro e de 03 a 11 de outubro de 2013 a instalação de um módulo de pesquisa RAPELD, com 10 parcelas terrestres de distribuição uniforme na Reserva Florestal Humaitá, município de Porto Acre.
O novo Sítio de pesquisa foi construído com apoio financeiro do projeto “Inventário e monitoramento da biodiversidade na paisagem fragmentada e em áreas de lacuna de informação biológica no Estado do Acre” e contou com a participação dos bolsistas Thaline Brito e André Botelho (CENBAM), Sérgio Oliveira e Júlio Caruta (CNPq), além de alunos do Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais (UFAC) e comunidade local.
O novo módulo de pesquisa possibilitará a ampliação de informações sobre biodiversidade no Estado, em complementaridade aos sítios já existentes no Parque Estadual Chandless e na Fazenda Experimental Catuaba. Além de proporcionar o fortalecimento da pesquisa científica e a expansão das atividades e projetos em colaboração com a UFAC e novos parceiros.