Seminário Latino-Americano de Capacitação da Interligação entre Biodiversidade e Saúde - 04 a 06 de setembro de 2012

Aconteceu em Manaus entre os dias 04 e 06 de setembro de 2012 o "Seminário Latino-Americano de Capacitação da Interligação entre Biodiversidade e Saúde", promovido pela Fundação Oswaldo Cruz por meio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde Fiocruz/VPAAPS do Estado do Rio de Janeiro. 

O objetivo do seminário foi por meio de palestras e oficinas participativas, preparar subsídios técnicos para discutir, formular e avaliar a política de saúde e ambiente, assim como promover o alinhamento de conceitos, programas e metas entre políticas e práticas para um Programa em Biodiversidade e Saúde.

O evento contou com a participação de cerca de 50 técnicos, pesquisadores e tomadores de decisão convidados da área de Biodiversidade e Saúde dos países da América Latina, Caribe, México, Canadá e EUA, que se reuniram para a produção de documentos em mídia digital contendo as bases conceituais para discussão e plano inicial de alinhamento para as ações de biodiversidade e saúde na América Latina, com identificação das sinergias, necessidades e oportunidades.
 
A pricipal temática do evento foi biodiversidade e sua relação com a saúde, no dia 06 de setembro, foi realizada uma visita técnica guiada ao Bosque da Ciência e apresentação de uma palestra, intitulada "O papel de projetos de pesquisa de longa duração na conservação", ministrada pelo pesquisador William E. Magnusson, onde os participantes puderam compreender, por uma visão geral, a situação da biodiversidade na Amazônia nesse momento.