Divulgação sobre uma pesquisa na RDS Rio Negro.

 

Faixa_sensivel_RDS_RN_1

Um projeto de pesquisa está em andamento na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro (RDS Rio Negro), com o objetivo de estudar as pequenas plantas, também conhecidas como ervas, encontradas nessa área. A pesquisadora principal desse projeto é Kely da Silva Cruz, doutora em Biodiversidade que atualmente trabalha com Ecoturismo na reserva.

 

 

O resultado dessa pesquisa será a publicação de um guia das espécies de ervas encontradas no sub-bosque do módulo do Uga-Uga na RDS Rio Negro. O guia terá como finalidade auxiliar no turismo ecológico e nas pesquisas científicas realizadas na reserva.

 

Durante o trabalho de coleta de dados, são tiradas fotos para documentação. Para registrar a cobertura e a ocorrência das espécies, é utilizado um método específico. A cada 10 metros de comprimento e 50 cm de largura, uma trena é esticada, e as espécies dentro desse limite são registradas. Esse trabalho ocorre em parcelas de Campina, Riparia e as Permanentes.

 

As fotos foram tiradas por Adriane Araujo, que capturou imagens das espécies presentes na área, incluindo plantas como Syngonanthus sp., Orquidea: Prosthechea aemula, Orquidea: Xerorchis trichorhizae e outras.

 

A pesquisa contou com a colaboração de dois profissionais especializados em botânica.

 

Adriane Maciel de Araújo, mestre em Botânica com ênfase em taxonomia/sistemática de Orchidaceae, auxiliou na fotografia das ervas de sub-bosque e na identificação das mesmas na RDS Rio Negro.

 

Rafaela Saraiva Peres, mestre em Botânica com ênfase em taxonomia/sistemática de macrofungos poroides das famílias Hymenochaetaceae e Ganodermataceae, colaborou na coleta de dados das ervas de sub-bosque na RDS Rio Negro.

 

Essa pesquisa visa contribuir para o conhecimento da biodiversidade da RDS Rio Negro, além de fornecer informações valiosas para o ecoturismo e o desenvolvimento de pesquisas científicas nessa região. O trabalho conjunto de Kely da Silva Cruz, Adriane Maciel de Araújo e Rafaela Saraiva Peres representa um esforço significativo para compreender e preservar a riqueza natural da reserva.

Faixa_sensivel_RDS_RN_3
Amostragem na Campina N50  
/Faixa_sensivel_RDS_RN_2 Riparia-L2-1500. Verificando plantas dentro do segmento

Orquidea-Prosthechea aemula

Syngonanthus sp.
OrquÍdea Prosthechea aemula Syngonanthus sp.
Faixa_sensivel_RDS_RN_4 Faixa_sensivel_RDS_RN_5
 

 

 

Riparia-L2-1500