Através dessa iniciativa, espera-se que essas crianças, jovens, bem todos que estiveram envolvidos nas atividades desenvolvidas nas escolas, tenham consciência sobre a importância da fauna local e se engajem na conservação destes ecossistemas e promovam ações de educação ambiental em suas comunidades.
Os jogos, segundo o pesquisador do INPA, Dr. William Ernest Magnusson, foram disponibilizados em formato digital acessível e compatível com impressoras domésticas, para que possam ser replicados em outras localidades, podendo ser baixados nos links abaixo.
Jogo “Serpenteando na BR-319”
Serpenteando na BR-319 (Figura 2) é um jogo de tabuleiro que se passa na região de Humaitá, abrange a BR-319, os rios Madeira e Purus, floresta e comunidades tradicionais distribuídas ao longo da região do interflúvio Purus-Madeira e que fazem parte do trajeto percorrido pelos jogadores no tabuleiro. As casas numéricas estão dispostas formando uma cobra-coral, ao longo do trajeto os jogadores podem obter cartas com curiosidades sobre 15 espécies de serpentes e informações sobre avanços e retrocessos que variam conforme o local que o jogador estiver no tabuleiro. As espécies apresentadas no jogo são: jiboia (Boa constrictor), jararaca-do-norte (Bothrops atrox), papagaia (Bothrops bilineatus), periquitambóia (Corallus batesii), suaçuboia (Corallus hortulana), cascavel (Crotalus durissus), pico de jaca (Lachesis muta), cobra-olho-de-gato (Leptophis ahaetulia), coral-verdadeira (Micrurus hemprichii), coral-verdadeira (Micrurus remotus), bicuda (Oxybelis aeneus), falsa-coral (Oxyrhopus vanidicus), caninana (Spilotes pullatus), sucuri (Eunectes murinus), surucucurana (Helicops angulatus).
Figura 2. Bolsista Mariel Acácio ensinando os alunos a jogarem o jogo de tabuleiro “Serpenteando na BR-319”.
Jogo da memória "Peixes de Igarapés da BR-319"
No jogo da memória (Figura 3) são apresentadas treze espécies de peixes que habitam igarapés da Amazônia. São elas: peixe dálmata (Amazonspinther dalmata), rívulo (Anablepsoides micropus), peixe borboleta (Carnegiella strigata), jacundá (Crenicichla inpa), cabocão (Crenuchus spilurus), Acará (Aequidens tetramerus), Sarapó (Gymnotus coropinae), Piaba (Hyphessobrycon copelandi), candiru (Ituglanis amazonicus), peixe-lápis listrado (Nannostomus trifasciatus), peixe-lápis (Pyrrhulina semifasciata), acari (Rineloricaria lanceolata) e neon (Paracheirodon axelrodi). O jogo vem com um manual que explica como funciona o jogo da memória e possui informações sobre cada espécie de peixe que é encontrada nas cartas. Em cada carta podemos encontrar dois nomes: o primeiro é o nome comum e o segundo nome que está entre parêntesis é o científico.
Figura 3. Alunos do ensino fundamental jogando o jogo da memória de “Peixes de Igarapés da BR-319”
O jogo da memória de peixes pode ser baixado nos links 1 e 2
O jogo de tabuleiro de serpentes pode ser baixado nos links 1 e 2 e 3