PPBio lança livro eletrônico sobre pesquisas em biodiversidade do Parque Nacional do Cristalino

O livro "Biodiversidade do Parque Nacional do Cristalino" compila estudos que envolveram diversos grupos biológicos, como sapos, primatas, peixes, invertebrados, plantas e fungos. Ricamente ilustrado e escrito em linguagem simples, o livro tanto instiga a percepção sobre a biodiversidade para um público amplo, como apresenta uma referência para pesquisadores e estudantes sobre a utilização do sistema RAPELD para estudos e monitoramento de biodiversidade. O livro é resultado do trabalho de muitos pesquisadores e organizados pelo Coordenador do Núcleo Regional do PPBio de SINOP, Dr. Domingos de Jesus Rodrigues, Janaína da Costa de Noronha, Vanessa França Vindica e Flávia Rodrigues Barbosa.

A parceria entre os pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) e o NEBAM o (Núcleo de Estudos da Biodiversidade da Amazônia Mato-grossense) possibilitou o levantamento e catalogação do conhecimento sobre a flora e fauna existentes no Parque Estadual Cristalino.

Esta unidade de conservação possui grande potencial de uso público e uma excepcional biodiversidade devido a diferentes fito fisionomias (Floresta Ombrófila Densa, manchas de Campinarana e Campo Rupestre) que resulta em riqueza de composição das populações e comunidades faunísticas que vivem nesses variados ambientes.

O conhecimento científico gerado por este trabalho, possibilitará uma maior valorização da unidade de conservação por parte das comunidades acadêmicas, da sociedade em geral que poderão utilizar-se desta publicação como instrumento para o processo de conscientização em ações de educação ambiental, contribuindo, assim, para a conservação in situ da biodiversidade do Parque Estadual Cristalino e da Amazônia.

O livro conta também a história do PPBio, a escolha e processo para instalação dos módulos até a disponibilização dos dados no repositório do PPBio.

Texto: Maria Aparecida de Freitas.