A Morcegoteca, biblioteca virtual de ultrassons de morcegos, está disponível!

Morcegos emitem um ultrassom para se localizar no ambiente, se comunicar e inclusive para se alimentar. Esse som, em alguns grupos de morcegos, é tão desenvolvido e específico que é utilizado para identificar as espécies. Na Morcegoteca você poderá entender mais sobre a ecologia de várias espécies de morcegos com enfoque em seus chamados ultrassônicos. 

Para cada espécie, nós apresentamos o espectograma do chamado (search-phase call), o espectro de força, o oscilograma e um vídeo do chamado de procura. Para algumas espécies o chamado de alimentação (feeding buzz) também está disponível.

O conteúdo da biblioteca é gratuito e você pode baixar tudo em seu computador, incluindo os sons, metadados, vídeos, figuras e manuais. 

Como a Morcegoteca foi criada para ser um repositório dinâmico, nós estimulamos pesquisadores a contribuírem com ultrassons de espécies que têm registrado. Assim, a Morcegoteca pode se tornar uma importante ferramenta para a integração de dados de bioacústica de morcegos e uma biblioteca virtual de referência para pesquisas. 

Agradecimentos ao Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), ao Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (Cenbam) e ao Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF).

 
Acesso disponível aqui!
 
Faça bom proveito dos dados!
 
Texto: Equipe Morcegoteca