O Joint Research Centre apresenta ferramentas para gestão de biodiversidade ao CENBAM/PPBio.

Heloisa Tozato e Bastian Bertzky do Joint Research Centre (centro comum de investigação) apresentaram no dia 13/04/2016 no auditório da pós graduação do INPA Campus III (V8) as ferramentas desenvolvidas e utilizadas para o monitoramento de áreas protegidas.

  

Um dos objetivos do Centro é oferecer suporte técnico e científico para a concepção, desenvolvimento e implementação de políticas da União Europeia e de seus parceiros como é o caso do MCTI, com quem possui acordos de cooperação em várias áreas como bioeconomia, desastres naturais, nanotecnologias, recursos hídricos,  redes elétricas inteligentes (smart grids) e monitoramento da biodiversidade.

  

Neste encontro foram apresentadas as ferramentas desenvolvidas pelo Observatório Digital de Áreas Protegidas da Comissão Europeia para alcançar as Metas da Convenção de Biodiversidade de Aichii no campo da gestão da biodiversidade. (http://dopa.jrc.ec.europa.eu).

As ferramentas disponibilizadas on line são gratuitas e poderiam gerar uma discussão sobre a utilidade dos indicadores globais em escala local-regional.

A palestra completa pode ser acessada aqui. Para saber mais sobre o Joint Research Centre visite a pagina: https://ec.europa.eu/jrc/

o link do livro de solos  O Atlas está disponível para download AQUI.

Texto e fotos: Maria Aparecida de Freitas.