PPBio/CENBAM em parceria com RAINFOR promovem workshop sobre análise e gerenciamento de dados de parcelas permanentes

14, April 2016

 

A rede RAINFOR (Amazon Forest Inventory Network) em parceria com o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e o Centro de Estudos Integrados de Biodiversidade Amazônica (CENBAM) irão promover o workshop “PPBio­RAINFOR: workshop sobre análise e gerenciamento de dados de vegetação”.
O curso acontecerá no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, auditório do LBA, entre os dias 24 a 29 de abril de 2016 e contará com a participação de 24 pessoas entre estudantes de mestrado e doutorado, pesquisadores do INPA e de outros núcleos regionais do PPBio. Com uma carga horária de 30hs, o workshop será ministrado por Gabriela Lopez Gonzalez (RAINFOR) com auxílio de Flávia Costa (INPA/PPBio), Thaiane Rodrigues de Sousa (CENBAM), Fernanda Coelho de Souza (RAINFOR/PPBio/CENBAM). O principal objetivo do workshop é utilizar a ferramenta ForestPlots.net (veja em http://www.forestplots.net) para carregar, analisar e gerenciar informações das parcelas de monitoramento de longo prazo, além de compartilhar as melhores práticas em análise e uso de dados.
Os principais tópicos abordados durante o evento serão os seguintes:Entrada de dados e controle de qualidade: Os participantes irão trabalhar com dados de estrutura de vegetação das parcelas de distribuição uniforme da BR319 e outros sítio do PPBio.
Os dados de florística e dinâmica florestal serão integrados no ForestPlots.net. Isso garantirá que os participantes realizem a gestão dos dados e ajudará a garantir que os novos dados de censos do PPBio sejam comparáveis entre si e com outros sítios de pesquisa.
­Análise dos dados: Os cálculos de estoque de carbono, balanço do carbono, dinâmica da vegetação e da biodiversidade inseridos no ForestPlots.net serão analisados através do pacote de R, específico para o ForestPlots.net que RAINFOR está desenvolvendo.
­Avaliação: Os participantes darão feedback para ajudar a equipe do RAINFOR/ForestPlots.net a determinar as necessidades específicas dos usuários, e tornar a informação no futuro mais acessível, interpretável e útil para os atores da área florestal.