A editora do INPA lança o livro "Mercado & Biodiversidade"

A editora do INPA lança o livro "Mercado & Biodiversidade", de autoria do Dr. Reinaldo Corrêa Costa,da mestre Bárbara Evelyn da Silva Ferreira e da Dra. Cecília Veronica Nunez, é a síntese de 6 anos de pesquisa sobre cadeia produtiva.
O mercado de bioprodutos (produtos produzidos a partir da biodiversidade da região) em Manaus está se expandido nos últimos dez anos. Os bioprodutos pesquisados neste trabalho são os fitoterápicos e os fito cosméticos, que são os mais comercializados em Manaus, produzidos a partir de andiroba, copaíba e cupuaçu. O objetivo principal deste trabalho é analisar a relação sociedade e natureza por meio do mercado da biodiversidade no Amazonas, identificando quais são as formações territoriais ligadas ao mercado da biodiversidade. A Formação Sócio espacial e o Geossistema são as bases teórico-metodológicas das quais partiram nossas abordagens para analisar este mercado e a base natural da matéria-prima. A cadeia produtiva dos bioprodutos se inicia no campo, onde está a matéria-prima e o trabalho camponês, logo, compreender o espaço dos bioprodutos é importante para entender a relação sociedade e natureza e como esta se consolida. Neste mercado há muita especulação sobre as potencialidades da biodiversidade da região e seu uso econômico, contudo, o mercado dos bioprodutos ainda não está consolidado em Manaus.

Texto Cecília Nunez e Maria Aparecida de Freitas

O livro encontra-se a venda na editora do INPA. Maiores informações pelo email: editora.vendas@gmail.com e em http://livrariadoinpa.lojavirtualnuvem.com.br/contato/