Saccopteryx bilineata

Saccopteryx bilineata

Morcegos adultos possuem comprimento corporal de 5 cm, antebraço de 5 cm e peso de 9 g. A pelagem dorsal é preta, com duas linhas longitudinais bem distintas. Apresentam sacos glandulares bem desenvolvidos próximo ao antebraço, que liberam uma substância odorífera durante disputas ritualizadas.

Vivem em troncos de árvores ou cavernas, formando colônias com dezenas de indivíduos, que podem conviver com outras espécies.

Forrageiam em áreas úmidas próximo a córregos. Podem ser encontrados forrageando em clareiras, mas preferem florestas preservadas onde forrageiam desde o dossel até o nível do solo. O chamado é formado por dois pulsos de frequência quase constante, o primeiro com frequência média de 42 kHz e o segundo de 45 kHz.

Sua distribuição é compreende as baixas altitudes da Colômbia, Trinidade e Guianas, no sudeste da Bolívia e centro-sul do Brasil. Ocorre também no México e na América Central.

(clique na foto para ampliar)

Figura 1. Chamado de ecolocalização de Saccopteryx bilineata. A) Oscilograma dos pulsos acústicos. B) Espectograma de uma sequência de chamados. C) Espectograma de força.