Molossus II – Molossus rufus / currentium

Molossus rufusMolossus II – Molossus rufus / currentium

É difícil separá-los nos ultrasons portanto criou um complexo de espécies que compreende três pulsos alternados. O pulso mais baixo tem a frequência de máxima energia (FME) entre 25 a 30 kHz, o pulso médio tem o FME entre 30 a 35 kHz e o pulso alto tem o FME entre 35 a 40 kHz. **Tenha cuidado com o pulso médio e alto que as vezes podem não ser gravados devido a baixa intensidade!!

Molossus currentium

O comprimento do corpo mede de 66 a 80 mm e chega a pesar de 10 a 21g. Molossus currentium é um morcego de tamanho médio entre os Molossus. A pelagem dorsal é escura a marrom médio e pelagem alaranjada pode ocorrer em algumas populações.

Vivem em savanas, florestas de palmeiras, e sazonalmente em florestas úmidas e inundáveis, florestas tropicais e pastagens. Podem abrigar em cavernas, ocos de árvores, rachaduras em pedras, construções e telhados.

Distribuidos pontualmente em Honduras, Nicaraguá, Costa Rica, Panama, Colômbia, noroeste da Venezuela, Equador, norte do Paraguay, Argentina e Uruguai e potencialmente na Bolivia e acima da linha do Equador no Brasil.

Molossus rufus

O comprimento do corpo varia de 73 to 107 mm e chega a pesar de 21 a 54g. Molossus rufus é o maior do gênero Molossus. A pelagem dorsal varia de preto a vermelho, marrom e amarelado. A pelagem ventral é mais pálida que a dorsal. A face, as asas e o uropotágio são marrom escuros a preto.

Vivem em florestas tropicais e subtropicais, florestas espinhosas, savanas, cerrado, arbustos, florestas de carvalho e florestas secundárias. Podem abrigar em construções, ocos de árvores, pedrais e palmeiras.

Distribuídos continuamente do México a América do Sul até o norte da Argentina e o noroeste do Uruguay, encontrado também em Trinidad I.

 

Espectograma_Mol.II

Figura 1. Chamado de ecolocalização de Molossus II (Molossus currentium/rufus). A) Oscilograma dos pulsos acústicos; B ) Espectograma de um chamado de ecolocalização; C) Espectograma de força. 

Molossus II ultrasom