Ixodoteca Prefacio

Mar. 24, 2017

Índice

Prefácio
Thiago Fernandes Martins
 
          No Brasil os carrapatos duros (Acari: Ixodidae) são importantes vetores de agentes patogênicos para os seres humanos, animais domésticos e silvestres, sendo assim são considerados artrópodes relevantes na saúde pública e sanidade animal. Na última década, alguns trabalhos sobre carrapatos em animais silvestres foram conduzidos no bioma Amazônico brasileiro, entretanto estes estudos científicos são escassos e fragmentados. Desta forma, existe uma dificuldade no campo da taxonomia de carrapatos e consequentemente da obtenção de informação da distribuição geográfica, de seus hospedeiros e das enfermidades causadas pelos patógenos transmitidos por estes ectoparasitas, especialmente na região Amazônica brasileira.
 
          A Amazônia legal brasileira fica em sua maior parte localizada ao norte do país, atingindo os estados do Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do território de Goiás, Maranhão e Mato Grosso. O bioma Amazônico brasileiro, compreendendo uma área de 5.033.072 Km², o que corresponde a 61% do território nacional. Devido a sua expansão territorial a região da floresta Amazônica abriga uma grande diversidade biológica incluindo anfíbios, répteis, aves e mamíferos que são parasitados com frequência por carrapatos. Com uma população estimada em cerca de 16,5 milhões de pessoas das quais, 62% vivem na zona urbana e 38% na zona rural, o desmatamento causado pela expansão urbana das cidades sobre as florestas acabam levando a proximidade dos seres humanos aos carrapatos, favorecendo o parasitismo humano e o aparecimento de doenças veiculadas por estes artrópodes. Consequentemente os ixodídeos estão se tornando cada vez mais relevantes como um problema sanitário e na veiculação de doenças transmitidas por carrapatos para a população no país, sendo a Febre Maculosa Brasileira a principal enfermidade.
 
          A presente obra é uma versão eletrônica do guia taxonômico ilustrado de carrapatos coletados em Fragmentos Florestais do município de Manaus em que se destacam: Reserva Florestal Adolpho Ducke (RFAD), Campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Fazenda Experimental da UFAM.
 
          A importância deste manual para a Amazônia é enorme, uma vez que informações significativas sobre carrapatos deste bioma foram obtidas desta Reserva, acompanhadas por imagens ilustrativas para todas as espécies aqui catalogadas, dentro do contexto do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio). Acreditando que o presente manual de identificação com cada uma das espécies encontradas nesta obra, será de valor para as pessoas interessadas no estudo da biologia, ecologia e doenças transmitidas por carrapatos, principalmente para as espécies de ixodídeos estabelecidas dentro dos limites da Amazônia Central Brasileira.