As coleções zoológicas são centros depositários de material biológico que abrigam não só espécimes, mas informações das populações de cada espécie, associados a dados climáticos, edáficos, etc. Auxiliando na compreensão da vida do planeta. Relevante para a saúde pública, agropecuária, setores industriais, etc. Com auxílio do PPBio foi possível coletar diversas espécies de organismos que foram depositados na coleção zoológica do INPA.
São aracnídeos raros, com poucas espécies conhecidas. Têm uma aparência um tanto quanto assustadora, devido aos longos pedipalpos com espinhos, mas são aracnídeos inofensivos.
É a quarta maior ordem de Arachnida, com aproximadamente 6500 espécies descritas e está dividida em quatro subordens: Cyphophtalmi, Dyspinoi, Eupnoi e Laniatores (Kury, 2015). São animais de hábito noturno, inofensivos e são muito abundantes, mas são pouco conhecidos pelo público (Bonaldo, et. al, 2009). São encontrados geralmente, embaixo de troncos, em bromélias , no folhiço, troncos e cavernas (Kury, 2011).
Os Pseudoscorpiones consistem de uma das linhagens mais antigas de organismos terrestres, com registros datando do Devoniano, cerca de 410 milhões de anos atrás (Shear et al., 1989; Shear, 1991). São representados atualmente por 3385 espécies, 439 gêneros e 25 famílias (Harvey, 2007, 2008). Consistem de animais pequenos, variando de 0.5 a 5mm e, raramente ultrapassam 7mm de comprimento (Ruppert et al., 2005; Murienne, et al., 2008).
É uma pequena ordem de aracnídeos com poucas espécies distribuídas no Novo e Velho Mundo. Possuem uma estrutura em forma de capuz , o cúculo, que recobre as quelíceras.
Ricinúleos são pequenos habitantes da serrapilheira e do solo de florestas (Adis et al., 1989). O grupo já foi considerado bastante raro, mas a aplicação de técnicas adequadas para sua captura tem tornado a descrição de espécies novas mais frequentes nos últimos anos . Por outro lado, muitas espécies são descritas com base em uns poucos exemplares de localidades geograficamente restritas.
É a quinta maior ordem de aracnídeos, com cerca de 1500 espécies descritas. Os escorpiões são facilmente reconhecíveis pelo corpo dividido em duas partes: cefalotórax e abdome. Os escorpiões têm distribuição mundial, mas são comuns em regiões tropicais e subtropicais.
Texto: Willians Porto
Crédito das fotos: Sidclay Dias