Entre os dias 30 de maio e 02 de junho de 2011 aconteceu em Manaus - AM a segunda edição da Oficina de Banco de Dados, oferecida pelo PPBio/CENBAM e PELD.

A oficina teve como objetivo o treinamento na utilização de banco de dados, repositórios de dados, metadados e contou com a participação de 10 analistas do Serviço Florestal Brasileiro, ICMBio, MMA, SEMMAS - Manaus e pesquisadores do Max Planck e INPA.

Os instrutores Flávia Pezzini (PPBio/CENBAM - PELD), Flávia Costa (PPBio/CENBAM/INPA), Dayane Oliveira (PPBio/CENBAM) e Fernanda Costa (PELD) abordaram assuntos como lógica e estrutura de tabelas, relacionamentos, construção de metadados e repositório de dados utilizando o software Morpho, modelagem e construção de banco de dados utilizando os softwares DBDesigner e PostgreSQL.

Os participantes puderam replicar todo o procedimento de elaboração de um banco de dados, desde a coleta em campo, transferência dos dados para um repositório, construção dos metadados, a modelagem do banco de dados a partir do repositório, construção dos scripts para criação das tabelas, inserção de dados e consultas.

Além disso, os instrutores apresentaram uma proposta de banco de dados para uso nos EIA e estudos de monitoramento, sua ligação com coleções zoológicas e herbários e conversaram sobre as necessidades institucionais dos participantes.

Confira a programação da oficina e o material didático disponível aqui

Veja todas as fotos da Oficina no álbum online do PPBio/CENBAM.

PPBio/CENBAM e PELD promovem II Oficina de Banco de Dados