Languages

PPBio/CENBAM/INPA em parceria com o IBAMA/DILIC promove Oficina de Banco de Dados

Entre os dias 3 e 6 de agosto de 2010 aconteceu em Brasília a I Oficina de Banco de Dados, oferecida pelo PPBio/CENBAM/INPA em parceria com o IBAMA/DILIC, no Centro de Treinamento do Ibama (CENTRE), Setor de Altarquias Sul (SAS), QD 05 Bloco "H", sala 606, em Brasília.

A oficina teve como objetivo o treinamento na utilização de banco de dados, e repositórios de dados e metadados e contou com a participacao de 29 analistas do Serviço Florestal Brasileiro, IBAMA, ICMBio, MMA e 2 bolsistas do INCT Mudanças Climáticas.

Os instrutores Flávia Costa (PPBio/CENBAM/INPA), Flávia Pezzini (PPBio/CENBAM - PELD), Pablo Hendrigo (PPBio/CENBAM) e José Salim (CNPq-Embrapa Acre) abordaram assuntos como lógica e estrutura de tabelas, relacionamentos, construção de banco de dados e de metadados. Durante a fase de elaboração, o curso contou ainda com a colaboração dos pesquisadores Rainer de Amorim (PPBio/CENBAM – PELD) e Dayane Oliveira (PPBio/CENBAM).

Os participantes puderam replicar todo o procedimento de elaboração de um banco de dados, desde a coleta em campo, a modelagem do banco, construção dos scripts para criação das tabelas, inserção de dados e consultas.

Além disso, os instrutores apresentaram uma proposta de banco de dados para uso nos EIA e estudos de monitoramento, e sua ligação com coleções zoológicas e herbários e uma outra proposta de banco de dados de uso genérico.

No último dia da Oficina, houve uma reunião com o Dr Bráulio Dias, diretor de conservação da biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Dra Cláudia Azevedo Ramos, do Serviço Florestal Brasileiro e os participantes da oficina, para discutir a criação de repositórios e bancos de dados das instituições ambientais do governo brasileiro.

Confira a programação da oficina e o material didático disponível aqui.

Veja todas as fotos da Oficina no álbum online do PPBio/CENBAM.