Languages

PELD e PPBio/CENBAM Promovem Curso de Instalação de Módulos e Parcelas RAPELD

Entre os dias 23 e 27 de maio de 2011 aconteceu em Manaus o Curso de Instalação de Módulos e Parcelas RAPELD oferecido pelo PELD e PPBio/CENBAM. O curso foi realizado na Reserva Florestal Adolpho Ducke e contou com a participação de gestores do ICMBio, representantes de empresas de consultoria, representantes do Programa de Biodiversidade do Cerrado (COMCerrado), estudantes de pós-graduação e técnicos do INPA.
 
 
O curso foi ministrado pelos pesquisadores Flávia Costa (PELD-PPBio/INPA), Alberto Quesada (RAINFOR/INPA), pelos bolsistas do PPBio Aparecida de Freitas e Adriane Morais, e pelos estudantes Helder Espirito Santo e Franscisco Villamarín. Teve como objetivo a capacitação nas técnicas de instalação de módulos com trilhas, parcelas terrestres, aquáticas e ripárias do sistema RAPELD (para detalhes veja ppbio.inpa.gov.br/inventarios), e técnicas de coleta de dados abióticos, como solo, georeferenciamento, inclinação, azimutes e características da água e das bacias de drenagem.
 
 
O PPBio promove cursos de capacitação para os funcionários de agências ambientais e outros interessados no estudo da biodiversidade desde 2009 (maiores informações em ppbio.inpa.gov.br/treinamento). Este ano o PELD se uniu a esta iniciativa e apoiou a realização deste curso e também do Curso RAPELD e Monitoramento da Biodiversidade e o Curso de Manejo e Armazenamento de dados (peld.inpa.gov.br/capacitacao).