Languages

O Núcleo PPBio-RO e UNIR realizam o 2°curso sobre inventários biológicos na Estação Ecológica de Cuniã (RO)

Entre os dias 26 e 30 de agosto de 2010, o Núcleo PPBio - RO e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realizaram o 2° Curso sobre Inventários biológicos para 12 alunos de graduação em Biologia da UNIR. O curso aconteceu na Estação Ecológica de Cuniã (ESEC Cuniã) e foi ministrado pelos professores da UNIR (Alexandre de Almeida e Silva, Ângelo Manzatto e Carolina Doria Malu Messias) e pelos bolsistas DTI do Núcleo PPBio-RO (Adeilza Felipe Sampaio e Elis Paula Batista), com a ajuda de quatro monitores.
    
 
Interação entre os alunos, e deslocamento dos alunos até a ESEC Cuniã
 

O curso foi dividido em aulas teóricas e aulas práticas no campo, usando o sistema RAPELD de amostragem recentemente instalado na ESEC Cuniã pelo PPBio (grade de 5 x 5 km). 

As aulas teóricas foram ministradas a noite, e discorreram sobre a importância do delineamento amostral e da organização de banco de dados em inventários biológicos. Posteriormente, foram realizados exercícios em campo procurando abordar diferentes aspectos dos inventários. 

As aulas práticas foram ministradas seguindo os protocolo do PPBio, onde os alunos fizeram exercícios envolvendo os grupos biológicos peixes, mamíferos, insetos e plantas. 

 
 
 
Alunos em atividades de Campo.