Pesquisa com técnicas de cultivo de cogumelos apoiada pela FAPEAM é desenvolvida pela pesquisadora do CENBAM, Dra. Ruby Vargas-Isla

A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Microbiologia de Alimentos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e faz parte do projeto "Produção de Lentinula raphanica, um cogumelo comestível da Amazônia, utilizando substratos regionais", apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Fixação de Doutores no Amazonas (Fixam/Am), edital N°022/2013.
De acordo com a coordenadora do projeto e integrante do Grupo de Pesquisa Cogumelos da Amazônia, Dra. Ruby Vargas-Isla, o cultivo de cogumelos também conhecido como fungicultura, constitui-se numa das diversas possibilidades de utilização dos cogumelos, tem sido considerada uma ótima alternativa alimentar de alto valor nutricional, gastronômico e econômico.
 
 
Espécie L. raphanica obtida através das técnicas de cultivo usada por pesquisadores do Amazonas
Foto: Érico Xavier
 
Fungicultura da espécie L. raphanica em toras de Bertholletia excelsa
Foto: Érico Xavier
 
 
O projeto contribuiu para avançar nos estudos de implantação de uma nova atividade produtiva, a fungicultura da espécie L. raphanica de ocorrência natural no estado do Amazonas, usando toras de madeira de reflorestamento (Bertholletia excelsa), bem como na divulgação da espécie comestível principalmente no campo da gastronomia na busca de novos sabores da Amazônia. Além disso, foi realizada também a implantação do Fungário no Museu da Amazônia (Musa) como parte da divulgação para a sociedade sobre a biodiversidade dos fungos e para mostrar algumas espécies comestíveis encontradas no Jardim Botânico Adolpho Ducke, localizado em Manaus-Am.