Infraestrutura Módulo 2 - Fazenda Continental, município de Cláudia/MT

A Fazenda Continental está inserida na região conhecida como “Florestas Secas de Mato Grosso”, que abrange parte dos estados de Mato Grosso (norte) e Pará (sul). Sua área total corresponde a cerca de 10% do Bioma Amazônia e constitui uma zona de transição, limitada ao norte e a oeste pela floresta úmida, e ao leste e sul pelo Cerrado. A vegetação consiste em espécies arbóreas e características da floresta de transição amazônica. 

O Módulo PPBio foi instalado em área de vegetação contínua, sendo esta fragmentada somente pela presença de estradas de terra, onde algumas estão desativadas e outras atualmente usadas para o acesso a sede da fazenda, assim como para o transporte de madeira e produtos de agricultura.
 
Acesso
 
O acesso para o Módulo 2 é feito pela rodovia ferederal BR-163 no sentido do município de Alta Floresta. Partindo de Sinop são cerca de 55 a 60 km de distância até a entrada (à direita) que leva ao acampamento do módulo. 
 
Alojamento
 
Nesse módulo não há estrutura de alojamento para pesquisa. Existe uma área coberta com cozinha e forno de barro.
 
Acampamento
 
Os alunos e pesquisadores utilizam uma construção feita de madeira e coberta com placa de zinco para acampar. Existe um curso de água cerca de 80 m do acampamento que é utilizado para higiene coletiva e pessoal.
 
 
Parcelas
 
O modulo é composto por duas trilhas espaçadas em 1 km, formando um retângulo de 5 km². A cada quilômetro deste sistema foi instalada uma parcela permanente de 250 m, resultando em 12 parcelas terrestres. Existe um curso de água permanente entre as parcelas 9 e 10, próximo a ele foram instaladas 2 parcelas de 250 m consideradas ripárias. Entre as parecelas 1, 2 e 3 também existem porções alagadas.
 
Infra-estruturas de acesso no campo
 
Os pesquisadores e alunos percorrem cerca de 700 m do acampamento até as parcelas do módulo. A estrada principal dá acesso as parcelas 11 e 12 e outra estrada chega próximo as parcelas 6 e 7 do lado esquerdo do módulo. Existem algumas trilhas entre as parcelas que conectam as duas trilhas principais do módulo. 
 
Coordenadas Geográficas
 
11° 24’ 38.8’’ S
55° 19’ 29.2’’ W
 
Transporte 
 
Ford Ranger
Mitsubishi L200
Carros da Universidade Federal do Mato Grosso, campus Sinop.
 
Imagem em detalhe do módulo 2.
 
 
Contato
 
Prof. Dr. Domingos de Jesus Rodrigues