Infraestrutura Módulo 1- Fazenda Continental, município de Cláudia/MT

A Fazenda Continental está inserida na região conhecida como “Florestas Secas de Mato Grosso”, que abrange parte dos estados de Mato Grosso (norte) e Pará (sul). Sua área total corresponde a cerca de 10% do Bioma Amazônia e constitui uma zona de transição, limitada ao norte e a oeste pela floresta úmida, e ao leste e sul pelo Cerrado. A vegetação consiste em espécies arbóreas e características da floresta de transição amazônica. 

O Módulo PPBio foi instalado em área de vegetação contínua, sendo esta fragmentada somente pela presença de estradas de terra, onde algumas estão desativadas e outras atualmente usadas para o acesso a sede da fazenda, assim como para o transporte de madeira e produtos de agricultura.
 
Acesso
 
O acesso para a Fazenda Continental é feito pela rodovia federal BR-163 no sentido do município de Alta Floresta. Existe uma entrada à direita nesta rodovia que leva à fezenda. Antes de chegar no acampamento do módulo. são percorridos cerca 400 m em estrada de terra que cortam lavouras de soja e milho.
 
Alojamento
 
Nesse módulo não há estrutura de alojamento para pesquisa. 
 
Acampamento
 
Os alunos e pesquisadores utilizam uma construção feita de madeira e coberta com placa de zinco para acampar. Existe ainda um curso de água cerca de 80 m do acampamento que é utilizado para higiêne pessoal e coletiva.
 
 
Parcelas
 
O modulo é composto por duas trilhas espaçadas em 1 km, formando um retângulo de 5 km². A cada quilômetro deste sistema foi instalada uma parcela permanente de 250 m, resultando em 12 parcelas terrestres. Existe um curso de água permanente na trilha que da acesso às parcelas do módulo (parcela 7). Próximo a ele existem 3 parcelas com extensão de 250 m consideradas como ripárias.
 
Infra-estruturas de acesso no campo
 
As parcelas do módulo estão cerca de 750 a 1.250 m distantes do acampamento e são acessadas por uma trilha. As trilhas secundárias que ligam as duas trilhas principais encontram-se entre uma parcela e outra, basicamente na metade do percurso. 
 
Coordenadas Geográficas
 
11° 34’ 54.0’’ S
55° 17’ 15.6’’ W
 
Transporte 
 
Ford Ranger 
Mitsubishi L200
Carros da Universidade Federal do Mato Grosso, campus Sinop.
 
 
Imagem em detalhe do módulo 1.
 
 
 
Contato
 
Prof. Dr. Domingos de Jesus Rodrigues