Infraestrutura módulos Serra da Lua

Acesso
 
Os módulos do PPBio no sítio Serra da Lua estão localizados na margem esquerda do Rio Branco, a cerca de 50 km de Boa Vista. A partir de Boa Vista, o acesso é feito pela Avenida das Guianas até a Ponte do Macuxis, que atravessa o Rio Branco e dá acesso a BR 401. Após 8,5 km pela BR 401, uma conversão à direita dá acesso a RR 432. Após percorrer 2,5 km na RR 432 pega-se a RR 207, que dá acesso às Fazendas Castelão Norte e Tangará. A distância percorrida na RR 207 até a Fazenda Castelão Norte é de 34,6 km. 
 
Mapa de acesso para Fazenda Tangará
 
 
Apoio logístico
 
A empresa F.I.T. Manejo Florestal do Brasil Ltda. possui duas fazendas (Tangará e Castelão Norte) nas proximidades dos módulos. A Fazenda Castelão Norte dispõe de uma casa de dois pisos e dois banheiros externos. Na parte inferior possui uma cozinha equipada com geladeira, freezer, fogão industrial, uma dispensa para guardar os mantimentos e um local para as refeições com mesas e banco de madeira. A varanda acomoda aproximadamente 30 redes. Na parte superior existem dois quartos com acomodação para três pessoas cada e um banheiro.  A sede disposição de energia elétrica 24 horas.
A Fazenda Tangará possui uma estrutura com um alojamento para mais de 100 redes, com banheiros grandes com lavatórios, chuveiros, mictório e sanitário. A cozinha ampla com freezer, fogão industrial e dispensa para mantimentos e também um local para as refeições. A energia elétrica é provida por um gerador que é ligado em dois períodos: pela manhã e à noite das 18 às 22h.
 
Infraestrutura das parcelas
 
As parcelas foram instaladas sobre um mosaico de plantios de A. mangium de diferentes idades, em remanescentes de lavrado, floresta estacional semidecidual e mata de galeria. As parcelas terrestres possuem 250 m de comprimento e largura variável, conforme o padrão RAPELD.

Já existem 37 parcelas permanentes em funcionamento com inventário da estrutura e florística para árvores com diâmetro a altura do peito ≥ 1 cm em uma  faixa de 2 x 250 m. Ao todo são 10 parcelas por módulo. Do total, 15 parcelas encontram-se em uma cronosequência de plantios de A. mangium implantados em 2000 (2 parcelas),  2003 (2 parcelas), 2004 (3 parcelas), 2005 (5 parcelas) e 2006 (3 parcelas). As 25 parcelas restantes estão distribuídas em remanescentes de lavrado (12 parcelas), mata de galeria (5 parcelas) e floresta estacional decidual (8 parcelas).

 
Tabela 1. Tipo de vegetação e instalação das parcelas RAPELD nós Módulos da Serra da Lua.
(Fonte: Jessica Cravo - jessicacravo.jc@gmail.com)

Coordenadas Geográficas
 
2º 46'0" N
60º 24'0" W 
 
Transporte 
 
A Empresa F.I.T. Manejo Florestal do Brasil Ltda. disponibiliza o transporte e um funcionário para o deslocamento entre os módulos.
 
Apoio Técnico
 
Contatar a F.I.T. Manejo Florestal
F.I.T - Manejo Florestal do Brasil LTDA
Departamento Florestal/Pesquisa
Av. Cap. Julio Bezerra, Nº 1721 - 31 de Março 
Boa Vista - Roraima.
CEP - 69301-410
Telefone:+ 55 99 3212-3300
 
Contato
 
José Júlio Toledo - jjuliotoledo@gmail.com
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, AP