PDBFF

O PDBFF (Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais – Ecossistema Floresta Tropical Úmida) é um projeto de cooperação científica entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o Smithsonian Institution (EUA) e é referência em estudos sobre fragmentação florestal.
 
Histórico de Pesquisas
As trilhas e acampamentos foram instalados sob a coordenação do Ary Jorge Correa Ferreira e Richard O. Bierregaard Jr. a partir de 1979. Em 2004, a aluna de mestrado do Programa de Pós Graduação em Biologia Tropical e Recursos Naturais do INPA, Gabriela Zuquim utilizou as trilhas existentes para instalar 38 parcelas permanentes terrestres com a metodologia RAPELD. As 38 parcelas permanentes terrestres do PDBFF foram distribuídas sistematicamente nas Reservas do 41 (1501), Cabo Frio (3402) e Gavião (1401).
 
Metadados
Orientações para facilitar a pesquisa no repositório: na página de busca do link acima digitar a palavra chave: PDBFF
 
 
Financiadores
As Parcelas Permanentes nas Reservas do 41 (1501), Cabo Frio (3402) e Gavião (1401) do PDBFF foram implementadas com os auxílios:
  • PDBFF – Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais – Ecossistema Floresta Tropical Úmida, Coordenadora: Dra. Regina Celi Costa Luizão. Email: rccl@inpa.gov.br
  • CAPES/ bolsa de mestrado (concedida a Gabriela Zuquim), Programa de Incentivo à Conservação da Natureza - Fundação O Boticário - Proc. Número: 0636-200412.

 

Informações Adicionais
Exemplos de espécies de Pteridófitas do projeto “Diversidade Beta da comunidade de pteridófitas em florestas de terra firme da Amazônia Central”.
Principais resultados do projeto “Diversidade Beta da comunidade de pteridófitas em florestas de terra firme da Amazônia Central”.
 
 
Contato:
Flávia R. C. Costa
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
Coordenação de Pesquisas em Ecologia – CPEC,
Avenida Efigênio Sales, 2239, Aleixo, CEP 69011-970,
Manaus, Amazonas 478 Brasil
Telefone: +55 92 3643 1892