Nhumirim (Pantanal Sul)

A Grade Permanente do Pantanal Sul está instalada na Fazenda Experimental Nhumirim, uma fazenda de propriedade da Embrapa Pantanal. É uma grade RAPELD padrão (25 km2). Dados desse tipo são os mais completos e os mais úteis para o monitoramento de longo prazo e comparações geográficas. Esses provavelmente são adequados para a maioria das análises. Sugerimos que estudos de monitoramento nas grades utilizem os métodos descritos em metadados de dados de estudos anteriores do PPBio, ou incluir uma fase de calibração dentro do projeto para garantir que os dados possam ser comparados. (Leia mais sobre dados disponíveis no Portal PPBio).
 

Mapa da Grade Pantanal Sul
 
Como parceiros das atividades relacionadas à grade permanente estão a Embrapa FlorestasUniversidade Federal do Mato Grosso do Sul (Campus de Campo Grande e do Pantanal), a Universidade Federal do Mato Grosso, a UNB e o Cena-USP.
 
Nestes transectos estão sendo realizados levantamento e pesquisas relacionadas à mamíferos, aves, répteis e anfíbios, vegetação, microbiota do solo, ciclo de carbono, caracterização do comportamento hidroclimatológico e invertebrados.
 
Na estação experimental Fazenda Nhumirim, outras atividades de pesquisa são desenvolvidas. A grade inclui uma área protegida de mais de 800 ha, e áreas utilizadas para bovinocultura, o que permite estudos comparativos. As pesquisas relacionadas com produção pecuária são rotineiramente desenvolvidas na área da grade, mas não utilizando a estrutura e os transectos. Não há atividades de desmatamento em toda a área da grade, nem substituição da vegetação nativa com pastagens exóticas cultivadas, exceto por um pequeno trecho onde este tipo de manejo já existia quando a grade foi implantada. Outros projetos de pesquisa com vida selvagem também são desenvolvidos, envolvendo capturas de várias espécies de mamíferos para estudos com radio-telemetria.
 
Infraestrutura para pesquisas
 
Mapa da grade com a reserva da Fazenda Experimental Nhumirim
Metadados
Orientações para facilitar a pesquisa no repositório: na página de busca do link acima digitar a palavra chave: Pantanal Sul
 
Financiamento
A implantação da grade permanente e o desenvolvimento de pesquisas têm sido financiados por várias fontes através de diferentes projetos de pesquisa e sendo assim não existe um único projeto relacionado. Inicialmente, os recursos foram disponibilizados pelo MCT através do projeto “Uso de modelos multi-escala de relação espécie-habitat no Pantanal para definição de indicadores de sustentabilidade ecológica” coordenado por Walfrido Tomas (Embrapa Pantanal), e pertencente à Rede de Sustentabilidade da Pecuária no Pantanal. A Rede é gerenciada pelo Centro de Pesquisas do Pantanal - CPP, em convênio com o MCT. O projeto também recebe aporte financeiro substancial da Embrapa através do projeto “Análise multi-escala de padrões de biodiversidade para definição de critérios de manejo sustentável em fazendas no Pantanal”, coordenado por Suzana Salis (Embrapa Pantanal), no qual a grade permanente é a abordagem principal. Além disso, algumas atividades também recebem suporte do CNPq através do projeto PELD Sítio 2 - Pantanal Sul intitulado “Respostas ecológicas de longo prazo a variações plurianuais das enchentes no Pantanal Mato-Grossense” coordenado por Guilherme Mourão. Atividades específicas do projeto também têm sido financiadas pela FUNDECT/CNPq (projeto Estudo da Ocorrência e diversidade de bactérias diazotróficas associadas às leguminosas e gramíneas forrageiras predominantes no Pantanal da Nhecolândia), coordenado por Marivaine Brasil (UFMS-Pantanal), e o projeto “Bioprospecção de fungos filamentosos no Pantanal Sul Mato-grossense”, coordenado por Fabiana Fonseca Zanoelo (UFMS).
 
 
Contato
Suzana Maria de Salis 
Embrapa Pantanal
Rua 21 de Setembro 1880
CEP 79320-900
Corumbá, MS
Fone (67) 3233-2430
 
Walfrido Moraes Tomas
Embrapa Pantanal
 
Zilca Campos
Embrapa Pantanal
Rua 21 de Setembro 1880
CEP 79320-900
Corumbá, MS