Languages

I Workshop de Análises de Dados do Grupo de Vegetação do PPBio

Entre 24-31 de agosto, pesquisadores e ex-alunos que desenvolveram projetos nos sítios do PPBio se reuniram na Reserva Ducke para produzir as primeiras sínteses de resultados obtidos nos últimos 5 anos.

Aconteceu entre 24-31 de agosto o I Workshop de Análises de Dados do Grupo de Vegetação do PPBio. O workshop foi realizado na Reserva Ducke, onde 8 pesquisadores e ex-alunos que desenvolveram projetos nos sites do PPBio se reuniram para produzir as primeiras sínteses de resultados obtidos nos últimos 5 anos. As sínteses enfocaram questões sobre a distribuição de espécies e estrutura de comunidades vegetais. Os participantes compilaram os dados de 17 grupos taxonômicos amostrados na Reserva Ducke por 6 pesquisadores ou alunos, e dados sobre 2 grupos taxonômicos (samambaias e zingiberales) amostrados em 3 sítios do PPBio. Com estas bases de dados foram produzidos 3 manuscritos, que sintetizam as respostas às seguintes questões:

1. É possível prever a distribuição de espécies com um preditor da drenagem do solo? Quanto este preditor é melhor do que a topografia?

2. Qual a importância relativa de topografia e fertilidade do solo para a distribuição das espécies em mesoescala? As espécies vegetais reconhecem diferentes habitats na mesoescala e quais são eles?

3. As áreas mais baixas (“baixios”) são mais heterogêneas floristicamente do que as áreas mais altas? Em caso positivo, o que determina esta heterogeneidade?

Os manuscritos estão em fase de finalização e em breve serão submetidos para publicação. Todos os participantes ficaram empolgados com o workshop, dado o alto rendimento e a possibilidade de troca de idéias e colaborações. Já está inclusive sendo planejado o próximo workshop, para 2010. Nesta sequência, espera-se que pesquisadores dos núcleos regionais estejam também participando.

O workshop contou com o apoio do Curso de Pós-Graduação do INPA, que viabilizou a vinda do pesquisador Camilo Rennó, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Por que conseguimos fazer tanto em tão pouco tempo?

Na verdade, o workshop começou bem antes do período em que os pesquisadores ficaram trabalhando na Reserva Ducke. O planejamento iniciou-se em Janeiro de 2009, e se estendeu até julho. Neste período, foram compiladas e checadas as bases de dados, produzidos os arquivos para as análises e discutidas as questões que seriam analisadas. Um outro ponto chave para o sucesso do workshop foi a delimitação de grupos de trabalho, cada grupo associado a um grupo de questões que seriam analisadas e reportadas em um manuscrito. Cada um destes grupos de trabalho produziu, durante o período de planejamento, um esboço do que seria o manuscrito a ser produzido, para isso discutindo o detalhamento das questões a serem abordadas e os métodos de análise. Todo este trabalho preliminar ajudou a focar os esforços, o que teve um resultado muito positivo.

Participantes: Ex-alunos do mestrado em Ecologia/INPA - Thaise Emilio (atualmente doutoranda INPA/Ecologia), Anselmo Nogueira (doutorando pelo IB-USP), Juliana Schietti (doutoranda INPA/Ecologia), Debora Drucker (doutoranda pelo NEPAM-UNICAMP), Fernando Figueiredo (bolsista DTI projeto PIME) e pesquisadores Flávia Costa (INPA/Ecologia) e Camilo Rennó (INPE).

Receba o Informativo PPBio.