Languages

Núcleo PPBio-RO faz verificação nos módulos RAPELD da FLONA Jamari

Nos dias 01, 02, 03 e 04 de Maio, o coordenador do Núcleo Regional Rondônia, Ângelo Gilberto Manzatto, juntamente com a bolsista DTI-2 Adeilza Felipe Sampaio, os bolsista ITI-A Maíra Silva Ribeiro, João Vitor Medeiros Teixeira, Sheliane Nascimento, o chefe da Unidade Regional Purus, Mauricio Sacramento e o técnico do SFB Sidney Valeriano fizeram uma visita nos módulos RAPELD situados na Flona do Jamari com o intuito de verificar a infraestrutura RAPELD instalada.

A Flona do Jamari está localizado nos municípios de Itapuã do Oeste e Cujubim - RO e é constituída por Unidades de Manejo Florestal (UMFs), onde foram implantados três módulos RAPELD no início de 2012.  Os módulos foram instalados em área de exploração de produtos florestais, tendo sido exploradas ou em vias de exploração. A verificação dos módulos foi feita com o levantamento de dados cruciais como distâncias entre os piquetes, nível do terreno e o tamanho das parcelas. Após a verificação in loco dos módulos, houve a sistematização das informações coletadas em campo para disponibilização aos pesquisadores, para que então possam ser iniciados os estudos que viabilizem o manejo adequado da área.

A Flona do Jamari já foi sede do  "Seminário sobre o Monitoramento de Impactos sobre a Biodiversidade" e de Curso de capacitação em metodologia RAPELD.