Languages

PPBio participa de reunião em Brasília sobre "Monitoramento Remoto e Banco de Dados"

Nos dias 12 e 13 de dezembro de 2007 aconteceu em Brasília uma reunião entre técnicos, pesquisadores e gestores para discutir o Componente 4 (Monitoramento da Área Protegida) do Programa ARPA.

PPBio se fez presente com a Msc. Debora Drucker, apresentando uma palestra sobre o trabalho de sistematização de informações sobre biodiversidade no âmbito do Programa PPBio, entitulada "Um Sistema de Informação Espacial Genérico para Inventários de Biodiversidade". Esse Sistema de Informação, desenhado em parceria com o pesquisador Dr. Rolf de By, do ITC – Holanda, acomoda dados de biodiversidade e dados ambientais, sempre associados às coordenadas geográficas do local de coleta dos dados, o que permite o mapeamento das informações e a realização de análises espaciais.

ARPA é o Programa Áreas Protegidas da Amazônia e faz parte da política oficial brasileira para a conservação da biodiversidade. O Programa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e implementado pelo IBAMA, em parceria com governos estaduais e municipais da Amazônia que aderiram ao programa.

O evento contou com a participação de aproximadamente 20 pessoas de diversas Instituições (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, IBAMA, MMA, Conservação Internacional, PPBio/INPA, IMAZON e EMBRAPA) e teve como objetivo agregar experiências e desenvolver propostas para um banco de dados e um protocolo de monitoramento remoto para o SIMBIO (Sistema de Monitoramento Ambiental de Unidades de Conservação da Amazônia). O SIMBIO, como parte de monitoramento do Programa ARPA, tem como missão monitorar remotamente 60 UCs da Amazônia e construir um banco de dados que permita a interface de informações de recursos hídricos, clima, biodiversidade, paisagem e gestão.

Receba o Informativo PPBio.