Languages

Reunião de Acompanhamento e Avaliação PELD 2012

Coordenadores e representantes dos 26 sítios de coleta PELD e do PELD Gestão de Dados se reuniram em Brasília entre 25 e 27 de julho de 2012 para avaliar o andamento das pesquisas de longa duração no Brasil.

Cada sítio teve 20 minutos para apresentar os principais resultados após dois anos iniciais de projeto. O PELD Sítio 1 foi representado pela coordenadora Flávia Costa que mostrou os principais resultados para os diferentes grupos envolvidos no projeto: vegetação, eco-hidrologia, peixes, aves dentre outros (veja mais em http://peld.inpa.gov.br/pesquisa)

A equipe PELD Gestão de Dados foi representada pelo coordenador Antonio Manzi e pela pesquisadora Flávia Pezzini que mostraram o repositório de dados já funcionando para o Sítio 1 e os próximos passos para adoção do mesmo sistema para os demais sítios. Além disso, mostraram os requisitos mínimos para uma efetiva gestão dos dados gerados pelas pesquisas de longo prazo.

Ao final de reunião, os pesquisadores elaboraram um documento com propostas dos coordenadores relacionadas ao protocolo mínimo de monitoramento, elaboração de um selo PELD, política de dados, calendário de treinamentos e curadoria para o repositório de dados, colaboração entre sítios e ILTER e propostas para a próxima chamada PELD, que deverá ser lançada em breve.

Repositório de dados

Pela primeira vez um edital na área da ecologia foi destinado somente à gestão de dados. O sistema sugerido pela equipe do projeto PELD Gestão de Dados foi desenvolvido pela rede KNB e já é utilizado pela rede ILTER, LTER e diversos projetos internacionais, sendo que no Brasil pelo PPBio e PELD Sítio 1. Em breve os demais sítios PELD adotarão o mesmo sistema, assim como a rede ComCerrado e outros projetos da área. Treinamentos para utilizar o repositório de dados serão agendados nos próximos meses.

O sistema também fará parte do Projeto do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), que foi lançado em 17 de abril de 2012 e é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com recursos do Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF). O projeto tem o objetivo de “consolidar a infraestrutura, os instrumentos, as ferramentas e a tecnologia necessários para qualificar, reunir e disponibilizar online e gratuitamente a informação de biodiversidade contida em coleções de recursos biológicos do País, além de fortalecer as capacidades institucionais para garantir a atualização dos dados e o desenvolvimento de produtos e serviços” e é dirigido pela pesquisadora Mercedes Bustamante, que também é coordenadora de um dos sítios PELD.