Languages

INPA oferece duas bolsas pós-doutorais em Ecologia e Biodiversidade Amazônica

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA oferece duas bolsas pós-doutorais para atuar no projeto“Escalas ecológicas e espaciais na distribuição da biodiversidade amazônica: bases para a integração científica, conservação e o desenvolvimento sustentável da região”, concedido no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD/CAPES 2009.

Os bolsistas do PNPD Escalas Ecológicas atuarão em estreita colaboração com o Programa de Pesquisa em Biodiversidade – PPBio, com o projeto INCT/CNPq Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica – CENBAM e com o Programa de Pós-Graduação em Ecologia – PPG-Ecologia do INPA.

O âmbito de atuação dos bolsistas será:

(a) ampliar o grupo de pesquisadores do CENBAM e do PPBio, incluindo o fortalecimento do intercâmbio com outros centros de pesquisa na Amazônia, visando aumentar a produção científica na região;
(b) oferecer novas linhas de orientação de mestrado e doutorado e aumentar a produção científica associada ao PPG-Ecologia;
(c) realizar atividades de intercâmbio de pesquisa e capacitação com instituições do Brasil e do exterior;
(d) realizar inventários biológicos estruturados nos sítios PELD e módulos RAPELD do PPBio, para estimar e comparar a riqueza e a diversidade beta de grupos focais entre sítios PELD em função de variáveis ambientais e estrutura da paisagem, e testar a relação entre a distância geográfica e o padrão de distribuição de espécies;
(e) promover treinamento de bolsistas e parataxônomos para formar taxonomistas locais e fortalecer os pesquisadores que trabalham em instituições parceiras do projeto;
(f) propor bases e critérios para a determinação de unidades de conservação, zoneamentos econômico-ecológicos e monitoramentos de biodiversidade.

A bolsa PNPD é concedida por um prazo de 3 anos, prorrogável por mais dois anos, com valor de R$ 3.300,00 ao mês, a ser pago diretamente ao bolsista e repasse de recursos de auxílio à pesquisa para custeio de R$ 12.000,00 anuais por bolsista.

Os candidatos devem:

a) ser brasileiro ou possuir visto permanente no País;
b) estar em dia com as obrigações eleitorais;
c) possuir currículo que demonstre capacitação para atuar no desenvolvimento do projeto;
d) dedicar-se integralmente e exclusivamente às atividades do projeto;
e) não ter vínculo empregatício ou estatutário;
f) não ser aposentado;
g) ter obtido o título de doutor há, no máximo, 5 (cinco) anos.
h) estar de posse do seu diploma de doutorado. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá possuir o reconhecimento de validação, conforme dispositivo legal. Em caso de doutoramento recente se aceitará uma cópia da ata de defesa, acompanhada do certificado de conclusão do doutorado;
i) ter seu currículo atualizado e disponível na Plataforma Lattes;
j) estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada a sua candidatura pela Capes.

Excepcionalmente, no caso de candidatos estrangeiros não residentes no Brasil, será concedido um prazo de até 24 (vinte e quatro) meses para que o mesmo decida, após o início da bolsa, pela opção de obter visto permanente no País.

Procuramos candidatos que correspondam a um dos seguintes perfis:

PERFIL 1 – Doutorado em Biologia, Ecologia ou áreas afins. Formação com ênfase em ecologia de comunidades vegetais ou dinâmica florestal. Desejável que tenha experiência com coleta e identificação de espécies florestais amazônicas. Produção científica compatível com os requerimentos para credenciamento no PG-ECO, de preferência em periódicos internacionais. Experiência direta ou colaborativa com ecologia molecular de plantas, ou modelagem de dados de distribuição de plantas será avaliada positivamente. Disponibilidade para exercer atividades de orientação e docência na pós-graduação em Manaus e em atividades colaborativas com núcleos regionais em Roraima, Rondônia, Acre, Amapá e Mato Grosso, assim como de alunos de iniciação científica.

PERFIL 2 – Doutorado em Biologia, Ecologia ou áreas afins. Formação com ênfase em ecologia de invertebrados. Desejável que tenha experiência com coleta e identificação de algum grupo taxonômico de invertebrados amazônicos, preferencialmente terrestres. Produção científica compatível com os requerimentos para credenciamento no PG-ECO, de preferência em periódicos internacionais. Experiência direta ou colaborativa com ecologia ou sistemática molecular de invertebrados, ou modelagem de dados de distribuição de espécies será avaliada positivamente. Disponibilidade para exercer atividades de orientação e docência na pós-graduação em Manaus e em atividades colaborativas com núcleos regionais em Roraima, Rondônia, Acre, Amapá e Mato Grosso, assim como de alunos de iniciação científica.

PERFIL 3 – Doutorado em Biologia, Ecologia ou áreas afins. Formação com ênfase em ecologia de mamíferos. Preferivelmente com ênfase em pequenos mamíferos voadores ou não voadores. Desejável que tenha experiência com amostragem de mamíferos na Amazônia, e com coleta e identificação de espécies. Produção científica compatível com os requerimentos para credenciamento no PG-ECO, de preferência em periódicos internacionais. Experiência direta ou colaborativa com ecologia ou sistemática molecular de vertebrados, ou modelagem de dados de distribuição de espécies será avaliada positivamente. Disponibilidade para exercer atividades de orientação e docência na pós-graduação em Manaus e em atividades colaborativas com núcleos regionais em Roraima, Rondônia, Acre, Amapá e Mato Grosso, assim como de alunos de iniciação científica.
 

Os critérios para a seleção dos indicados serão:
Formação compatível com o perfil requerido
Produção científica compatível com requisitos para credenciamento no PPG-Ecologia
Disponibilidade para orientar e lecionar no PPG-Ecologia
Disponibilidade para orientar em outros programas de PG do INPA
Disponibilidade para participar de atividades de colaboração com os programas de PG associados aos núcleos regionais do CENBAM
Disponibilidade para orientar alunos de iniciação científica

A seleção será realizada por meio de análise do currículo dos candidatos e por entrevista (presencial para candidatos presentes em Manaus, e por telefone para candidatos de fora de Manaus). A decisão sobre as indicações será tomada entre os membros da equipe principal do projeto.

Interessados em se candidatar a uma das bolsas devem enviar currículo Lattes e cópia do diploma e histórico de doutorado para Claudia Keller, e-mail claudiakeller23@gmail.com, informando também sobre sua experiência profissional, principalmente relacionada aos requerimentos dos perfis acima, e sua disponibilidade em atender aos critérios de seleção acima.

A análise de propostas iniciará em 16 de novembro 2009.