Languages

Lançado o livro "Biodiversidade no Pantanal de Poconé" sobre pesquisas de biodiversidade na Grade Pirizal no Pantanal do Poconé

O livro é uma compilação de estudos realizados na Grade Pirizal entre 2005 e 2009 e reúne pela primeira vez para uma mesma área do Pantanal informações sobre a densidade de espécies de plantas, artrópodes de solo, anfíbios (sapos, rãs e pererecas), pequenos mamíferos (roedores, marsupiais e morcegos), aves, invertebrados aquáticos e peixes. Escrito em uma linguagem destinada a não-especialistas, o livro pretende fornecer informações de boa qualidade para subsidiar as tomadas de decisão pela sociedade, além de ser uma referência para pesquisadores e estudantes sobre a utilização do sistema de grades para estudos de biodiversidade, uma das primeiras a ser instalada fora da Amazônia.
 
Em 2004, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade da UFMT - PPGECB, cujos docentes eram em maioria integrantes do NEPA, formulou e aprovou no CNPq o projeto que visou utilizar a expêriencia do programa de ecologia do INPA para fortalecer o PPGECB. A construção da grade começou em outubro de 2005 e foi concluída em dezembro de 2005. O CNPq (através do programa PADCT) e a FAPEMAT financiaram esta construção. A grade Pirizal foi então construída no município de Nossa Senhora do Livramento, numa área que pertence a 3 fazendeiros pantaneiros que estão apoiando esta ação.
No início de março de 2006 haviam 5 pesquisadores docentes do PPGECB envolvidos com pesquisas nesta grade, hoje mais de 50 pessoas já estiveram envolvidas com pesquisas na grade ao longo de todo o período, entre pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação. Além deste livro, que é uma obra sem igual para o Pantanal do Estado de Mato Grosso, as pesquisas desenvolvidas após a implementação da grade tiveram como produtos nove dissertações de mestrado. Três teses de doutorado estão em andamento e vários artigos científicos estão em fase de submissão. Além disso, esse sistema de trilhas permitiu fortalecer laços com moradores locais, coletar dados sobre diversos grupos biológicos em uma mesma escala e economizar recursos públicos por meio do uso comum de materiais e equipamentos por vários pesquisadores.
A Grade Pirizal abrange uma ampla variação de ambientes encontrados no Pantanal do Poconé, desde áreas florestais (Landi, Cambarazal e cordilheira), áreas de campos nativos (campo de Murundus, campo limpo) até áreas com pasto cultivado.
 
Tipos ambientes encontrados na área da grade do Pirizal: Landi (A), Cambarazal ao fundo (B), Cordilheira (C) Campo de Murundus (D), Campo Limpo (E) e Pastagem introduzida (F). Fotos: Mônica Aragona (A, B, C) e Izaias M. Fernandes (D, E, F).
 
O livro Biodiversidade no Pantanal de Poconé foi originado a partir das pesquisas desenvolvidas por pesquisadores ligados ao Núcleo de Pesquisas Ecológicas do Pantanal na grade do Pirizal, Pantanal Norte, para o projeto “Padrões da biodiversidade, em meso-escala, dos diferentes sistemas pastoris do Pantanal de Mato Grosso (BIOPAN)”. Desenvolvido desde 2004 com recursos financeiros do Ministério da Ciência e Tecnologia em convênio com o Centro de Pesquisas do Pantanal, o projeto tem por objetivo investigar os padrões da diversidade alfa e beta nas assembléias de diferentes grupos taxonômicos comunidades em áreas do Pantanal norte sujeitas a diferentes formas de manejo, no intuito de subsidiar políticas publicas regionais destinadas a melhorar a qualidade de vida e o manejo sustentável dos recursos naturais.
 

 

Receba o Informativo do PPBio.