Languages

PPBio participa do I Workshop do Projeto Fronteira

Nos dias 7 e 8 de agosto, aconteceu em São Gabriel da Cachoeira (AM) o I Workshop do Projeto Fronteira. A pesquisadora Albertina Lima do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) apresentou uma palestra sobre a implementação do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) na região. O público presente foi formado principalmente por estudantes da Escola Agrotécnica Federal, e por representantes de comunidades indígenas e de entidades governamentais.

O evento ocorreu na Escola Agrotécnica Federal e contou com grande participação dos estudantes

Um dos objetivos do PPBio é descentralizar a produção cientifica na Amazônia. A principal estratégia nesse sentido é estimular investimentos em infra-estrutura de pesquisa em campo de maneira planejada e integrada com outras localidades da região. Atualmente, o Núcleo Regional de São Gabriel da Cachoeira está direcionando esforços para a instalação de uma grade de 5 x 5 km próximo à cidade, cujo local está em negociação pelos membros do núcleo. Os recursos para a instalação da grade foram fornecidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e o PPBio vai fornecer o conhecimento técnico na instalação da grade.

O evento contou com o apoio financeiro da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Receba o Informativo PPBio.

(crédito da imagem: Daniela Pauletto)