Languages

Novo sítio de coleta RAPELD na Flona de Tefé

No dia 19 de abril de 2013 ocorreu uma reunião na Vila Sião localizada na Floresta Nacional de Tefé (FLONA – Tefé) com o objetivo de escolher o local de instalação de um módulo do PPBio. Participaram da reunião: Astrogildo Martins de Morais e Rafael Rossato (ICMBio), Guilherme Freire e Rafael Bernhard (UEA), Fernanda Coelho (PPBio/CENBAM), Reney (APAFE) e representantes de oito comunidades: Vila Sião, Bom Jesus, Monte Carmelo, São Jorge, São João do Mulato, Jacitara, Joarituba e Carú.

Após a manifestação de todas as comunidades, ficou aprovada a instalação do primeiro módulo do PPBio na FLONA de Tefé.
 
Em parceria com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Consevação da Biodiversidade), UEA (Universidade do Estado do Amazonas)  e IDSM (Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá), o módulo foi instalado em uma área próxima a Ponta da Castanha, um grande barranco que marca o início da floresta em sua única via de acesso utilizando o Rio Tefé.
 
A instalação do primeiro modulo do PPBio no Núcleo Regional Tefé proporciona o fortalecimento da pesquisa científica e a expansão das atividades e projetos em colaboração com os parceiros ICMBio, UEA e Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM). 
 
As pesquisas na área irão permitir a formação e/ou consolidação de um completo banco de dados (multi-disciplinar) que subsidie ações de pesquisa, monitoramento e de desenvolvimento regional.