Languages

Novo curso de mestrado “Biodiversidade e Conservação” é aprovado pela CAPES na Região Norte

O novo curso de mestrado “Biodiversidade e Conservação”, oferecido pela Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Altamira  é aprovado pela CAPES. 
 
Área de concentração: Ecologia
 
Linhas de pesquisas: 
 
1) Caracterização da Biodiversidade: descrição da diversidade biológica amazônica e dos processos ecológicos envolvidos, por meio da caracterização do ponto de vista da ecologia de organismos, da ecologia de populações, da ecologia de comunidades e da ecologia de ecossistemas.
 
2) Conservação e Manejo da Biodiversidade: estudo das dinâmicas e estratégias para a conservação e o uso sustentável da diversidade biológica.
 
A pesquisadora do CENBAM Noemia Kazue Ishikawa faz parte do quadro de docentes como colaboradora e será responsável por três disciplinas: 1) Biologia de fungos macroscópios; 2) Microbiologia Ambiental; 3) Microbiologia Aplicada. Segundo a pesquisadora, “A inclusão do papel dos fungos e micro-organismos para a Amazônia foi valorizado pelo grupo desde a elaboração inicial da proposta, o que proporcionou um diferencial para motivar a sua participação no novo curso. A intenção da pesquisadora é colaborar com a produção científica sobre fungos e o fortalecimento dos recursos humanos sobre o tema e gradativamente ir transferindo as disciplinas aos docentes locais.
 
 
Rio Xingú – Vista da sede da UFPA – Campus Altamira
Foto: Noemia K. Ishikawa