- Português
- English
As primeiras coletas intensivas de samambaias feitas na Estação Ecológica de Maracá, RR ocorreram entre 1986 e 1988 no âmbito do projeto Maracá Rainforest, que registrou 48 espécies. Desde então, poucos avanços ocorreram para o aumento do conhecimento da flora de pteridófitas da ilha. Recentemente, os pesquisadores do PPBio/CENBAM, Gabriela Zuquim e Pablo Melo percorreram todo o sistema de trilhas e parcelas da grade instalada em 2006, registrando dados florísticos e ecológicos de samambaias e licófitas. Em comparação com a lista publicada em 1998 por Peter Edwards, os pesquisadores observaram pelo menos oito novas ocorrências de espécies. O material foi previamente determinado em campo com o auxílio do Guia de Samambaias e Licófitas da Rebio Uatumã – Amazônia Central. Guia de Samambaias e Licófitas da Rebio Uatumã – Amazônia Central. A lista das novas ocorrências é apresentada abaixo. O material está sendo preparado para depósito e tombamento em herbário e a confirmação das identificações será feita pelo Dr. Jefferson Prado do Instituto de Botânica de São Paulo. Os novos registros representam um acréscimo de quase 20% na listagem de samambaias e licófitas conhecidas para a Ilha de Maracá e reafirmam a importância do sistema de trilhas e parcelas PPBio para alavancar o conhecimento da biodiversidade amazônica.
Adiatum dolosum Kunze (a esquerda) e Azolla sp. (a direita), duas das novas ocorrências registradas para a Ilha de Maracá-RR
Para conhecer mais sobre a pesquisa realizada na grade PPBio na ESEC Maracá, visite: www.ppbio.inpa.gov.br/sitios/maraca.
Lista adicional de espécies:
Azolla sp.
Salvinia molesta D.Mitch
Adiatum argutum Spling.
Adiatum dolosum Kunze
Phlebodium decumanum (Willd.) J.Sm.
Polytaenium guayanensis (Hieron.) Alston
Triplophyllum dicksonioides (Fée) Holttum
Triplophyllum funestum (Kunze) Holttum
Referências: Edwards, P.J. 1998. The pteridophytes of the Ilha de Maracá. In Milliken, W. & Ratter, J.A. (eds). Maracá - The Biodiversity and Environment of an Amazonian Rainforest. John Wiley & Sons, Chichester.