Pesquisadoras do INCT-CENBAM, Ruby Vargas-Isla, Tiara Sousa Cabral e Noemia Kazue Ishikawa, publicaram e disponibilizam livreto intitulado "Instruções de coleta de macrofungos Agaricales e gasteroides".
Da esquerda para direita: Ruby Vargas-Isla, Tiara Sousa Cabral, Noemia Kazue Ishikawa e a designer Amanda Muniz
Apresentação do livreto:
Na floresta Amazônica encontra-se uma das maiores diversidades de espécies de macrofungos (cogumelos) do mundo. Por conta de seu papel na decomposição de matéria orgânica e pelas suas interações micorrízicas, endofíticas, parasíticas, os fungos são fundamentais para a manutenção e equilíbrio dos ecossistemas. Entretanto, é necessário fortalecer este conhecimento na sociedade local assim como a sociedade científica.
Com o intuito de quebrar nas escolas o ciclo de – não se leciona porque não se sabe, não se sabe porque não se ensina – por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – INCT - Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica – CENBAM, iniciou-se em 2010 cursos de capacitação sobre Macrofungos da Amazônia para professores e alunos da rede pública.
Este livreto surgiu da necessidade de um material didático simples, objetivo e acessível para uso durante os cursos e apoio aos participantes, além do período e locais que o projeto conseguir atender.
Com a finalidade de facilitar o acesso ao material, uma versão digital deste livreto ficará disponível na página do Programa de Pesquisas em Biodiversidade (ppbio.inpa.gov.br).
As autoras