Novo guia de identificação do PPBio traz informações sobre biologia, ecologia e evolução de 67 espécies nativas da ordem Zingiberales, contando com fotos coloridas e dicas para o reconhecimento das espécies em campo.
O Guia de Zingiberales dos sítios PPBio na Amazônia Ocidental brasileira, de
Flávia Costa,
Fábio Penna Espinelli e
Fernando O. G. Figueiredo traz informações gerais sobre as espécies de zingiberales da Amazônia, abrangendo aspectos sobre a biologia, ecologia, evolução, conservação e utilidades para homem, servindo como material base para cursos de botânica e futuros estudos biológicos sobre o grupo.
Dentre as espécies registradas destaca-se o arumã, espécie fornecedora de fibras utilizadas na confecção de tapetes e cestos por grupos indígenas e ribeirinhos, e as helicônias, grupo de plantas amplamente cultivada em jardins tropicais. Para facilitar a identificação das espécies em campo o guia conta com uma detalhada descrição morfológica e pranchas com fotos coloridas enfocando diferentes aspectos das plantas, chave de identificação das famílias e espécies e glossário ilustrado sobre terminologia empregada.
Como os outros guias produzidos pelo
Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e pela
Áttema Design Editorial, o guia foi escrito em Português e Inglês, em uma linguagem menos técnica possível, sendo indicado para estimular a percepção da biodiversidade em alunos do ensino médio, em turistas e qualquer outro interessado em conhecer um pouco mais sobre as plantas amazônicas. Por enquanto a obra estará disponível em formato eletrônico.
Para baixar o Guia de Zingiberales em PDF,
clique aqui [12,2 MB].
Veja também: