Parte da floresta amazônica pode ser mais resistente à seca do que imaginamos

 

Como florestas sob lençol freático superficial (<5 m) respondem a secas extremas? Estes efeitos mudam entre árvores e palmeiras?

Foi buscando responder a estas perguntas que foi desenvolvido o estudo intitulado “Palms and trees resist extreme drought in Amazon forests with shallow water tables”, publicado na revista Journal of Ecology.

A frequência e intensidade das secas extremas tem aumentado na região amazônica nas últimas décadas. Devido sua extensa área (≈6 milhões km2), grande estoque de carbono e excepcional riqueza de espécies (≈15.000 mil espécies arbóreas) a resposta destas florestas aos eventos extremos afetará a biodiversidade e clima global. Estudos tem mostrado que o déficit hídrico associado com as secas recentes tem diminuído a taxa de crescimento e aumentado as taxas de mortalidade das árvores, refletindo em menor absorção e maior emissão de carbono para atmosfera. Essas evidências reforçam a preocupação de que o ecossistema amazônico é vulnerável a secas extremas e suas consequências podem ser ameaçadoras para a vida no planeta.

No entanto, pouco se sabe sobre como a condição hidrológica local afeta este processo. Milhares de quilômetros da bacia amazônica são cobertos por áreas mal drenadas, cerca de 36% de toda esta região é coberta por florestas sobre lençol freático superficial (<5 m de profundidade). Esta água abaixo do solo pode minimizar os efeitos das secas nas plantas e alterar as previsões de vulnerabilidade à seca das florestas.
Neste estudo bastante singular, foi monitorada a dinâmica de palmeiras e árvores em florestas ao longo de um transecto de 600 km de paisagens dominadas por lençol freático superficial, durante um período que captura a intensa seca de 2015–2016. O estudo foi conduzido em parcelas permanentes ao longo da rodovia federal BR-319, seguindo o método RAPELD de trilhas e amostragem padronizadas do Programa PPBio.
Os resultados da pesquisa mostram que:
1. Palmeiras não são mais vulneráveis a secas extremas do que árvores.
2. Não houve perda de biomassa em resposta à seca nessas florestas.
3. A forte seca de 2015 não aumentou as taxas de mortalidade de palmeiras e árvores, mas, em vez disso, promoveu maiores taxas de recrutamento.
4. Secas extremas não tiveram um impacto negativo nas árvores e palmeiras que crescem sobre o lençol freático superficial.
Existe, portanto, uma complexa interação entre a seca climatológica e o acesso à água subterrânea que é refletida pela dinâmica da vegetação. Os resultados indicam a necessidade crucial de incorporar a interação entre a condição climática atmosférica e a condição hidrológica abaixo do solo para melhor avaliação e elaboração de modelos de impacto ambiental para previsão dos efeitos da seca na Amazônia e definição de áreas prioritárias a conservação.
O estudo sugere que grandes áreas do oeste da Amazônia, além das áreas ripárias em toda a bacia, que possuem lençol freático superficial, podem funcionar como refúgios hidrológicos durante as secas, e portanto deveriam receber proteção especial para garantir a conservação dos serviços ecossistêmicos da Amazônia.
Esta pesquisa faz parte da tese de doutorado da aluna da PPG-Ecologia Thaiane Sousa, orientada pelas doutoras Flávia Costa e Juliana Schietti.
Referência: Sousa, T. R., Schietti, J., Coelho de Souza, F., Esquivel‐Muelbert, A., Ribeiro, I. O., Emílio, T., Pequeno, P.A.C.L., Phillips, O., Costa, F. R. C. (2020). Palms and trees resist extreme drought in Amazon forests with shallow water tables. Journal of Ecology.