Languages

Novos sítios de coleta RAPELD na Flona Tapajós

O projeto Cenários para a Amazônia integra três grandes programas de pesquisa: LBA (Projeto de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia), GEOMA (Rede Temática em Modelagem Ambiental da Amazônia) e PPBio (Programa de Pesquisa em Biodiversidade). O projeto Cenários visa fortalecer a infra-estrutura de pesquisa científica e a expansão das atuais atividades e projetos em colaboração com outros programas institucionais regionais para a formação e/ou consolidação de um completo banco de dados (multi-disciplinar) que subsidie ações de pesquisa, monitoramento e de desenvolvimento regional.
Na Floresta Nacional (Flona) do Tapajós (Belterra/PA), pelo Projeto Cenários, serão instalados cinco módulos com delineamento RAPELD, contendo 10 parcelas em curva de nível e 10 parcelas em linha reta, ambas em cada módulo. Um módulo já está em andamento no quilômetro 83 da BR 163 (Santarém-Cuiabá). Os demais serão no Km 67 e 117, um módulo no primeiro e três módulos no último. A Flona do Tapajós foi escolhida para a instalação dos módulos, pois nela já existem torres do LBA que fazem medições do clima há mais de 10 anos. Assim os dados climáticos obtidos pela torre, poderiam ser aproveitados pelas pesquisas que serão realizadas nos módulos RAPELD. Na Flona do Tapajós também existem áreas onde é realizado o manejo madeireiro de baixo impacto e um dos módulos RAPELD será instalado numa destas áreas.
Do dia 28 de julho a 02 de agosto, o bolsista Ricardo Romero ministrou palestras sobre a metodologia e aplicação RAPELD e aulas práticas sobre abertura de trilhas, instalação de parcelas permanentes e coleta de dados abióticos para a equipe responsável pela instalação dos módulos na Flona do Tapajós.
Participantes:
  • 1- Annelyse Rosenthal Figueiredo - Bolsista Cenários
  • 2- Cecilia Bezerra Carvalho Fabricio - Bolsista Cenários
  • 3- José Porfirio de Bessa Júnior - Esfinge Topografia
  • 4- Felipe Rodrigo dos Anjos Cruz - Esfinge Topografia
  • 5- Josué de Jesus Oliveira – Auxiliar de Campo
  • 6- Joventino Caldeira dos Santos - Auxiliar de Campo
  • 7- Eucieldis Pantoja de Oliveira - Auxiliar de Campo
  • 8- Jony Martins de Oliveira - Auxiliar de Campo