Languages

Pesquisadores se reunem para discutir integração de dados

A reunião teve o objetivo de discutir meios para a integraçào de dados de levantamentos biológicos e coleções biológicas e contou com a presença de pesquisadores do PPBio/CENBAM/PELD Gestão de Dados, CRIA e EMBRAPA.

Centro de Referência em Informação Ambiental - CRIA 'tem como meta e estratégia a disseminação de informação eletrônica, como ferramenta na organização da comunidade científica e tecnológica do país', com foco principal em dados de coleções biológicas. O PPBio/CENBAM, desde 2004, disponibiliza dados de levantamentos biológicos em seu repositório, adotando recentemente o sistema Metacat e Morpho (leia mais sobre o repositório PPBio/CENBAM). Entretanto, a ligação entre os dados de coleções biológicas e levantamentos sempre foi um desafio.

Por exemplo, nos levantamentos biológicos, os nomes das espécies dados pelos especialistas na época do trabalho de campo podem sofrer mudanças futuramente. Atualmente, o aviso sobre essa possível mudança não é documentado nos dados de levantamentos, sendo responsabilidade do pesquisador buscar essa informação. Da mesma forma, os indivíduos coletados e depositados nas coleções podem ter outras mais informações à eles em repositórios de levantamentos biológicos, mas os sistemas não indicam que essa informação existe.

No dia 30 de julho, em Campinas, aconteceu a primeira reunião entre o Cria e o PPBio/CENBAM/PELD Gestão de Dados. A reunião foi o primeiro passo na tentativa de aproveitar a experiência de ambos os grupos para integrar esses sistemas de levantamentos biológicos e coleções biológicas, agregando valor e qualidade aos dados brutos, contribuindo assim para análises e resultados mais robustos.

Participaram da reunião os pesquisadores PPBio/CENBAM/PELD Gestão de Dados William Magnusson e Flávia Pezzini, pesquisadores CRIA, Dora Canhos, Vanderlei Canhos, Alexandre Marino, Sidnei de Souza e Letícia Garcia e a pesquisadora da EMBRAPA/PELD Gestão de Dados, Debora Drucker.