Languages

A Rede COMCERRADO realiza sua 1ª Reunião de Avaliação em Goiânia na Universidade Federal de Goiás.

Nos dias 10 e 11 de setembro de 2012 aconteceu em Goiânia, na Universidade Federal do Goiás, a 1ª Reunião de Avaliação da Rede de Pesquisa para o uso Sustentável e a Conservação do Cerrado - COMCERRADO,  financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI.

A rede atualmente é composta por 8 núcleos regionais de pesquisa já instalados sediados nos estados de Minas Gerais (Núcleos UFMG e Instituto Biotrópicos/UFVJM), Mato Grosso (Núcleos Araguaia e UFMT), Goiás - UFG, Distrito Federal - UnB, Maranhão - UEMA e Bahia - NuOeste e tem a perspectiva de conseguir consolidar mais alguns novos núcleos no Bioma nos próximos anos.

A Diretora da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Mercedes Bustamante e o Coordenador Geral da Gestão de Ecossistemas, Reinaldo Lourival iniciaram a reunião ressaltando a importância da Rede para o Bioma Cerrado e apresentado uma síntese de sua situação atual e de suas perspectivas.

A pesquisadora PPBio/CENBAM/PELD Gestão de Dados, Flávia Pezzini esteve presente na reunião e apresentou a experiência do PPBio na gestão do projeto e principalmente na gestão de dados de levantamentos ecológicos. Em agosto de 2012 foi realizado o primeiro treinamento em gestão de dados no Núcleo Regional Biotrópicos/UFVJM (Minas Gerais) utilizando para o Cerrado os parâmetros do repositório do PPBio.

No último dia da reunião, 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado, os pesquisadores comemoram a data planejando a próxima fase das pesquisas a serem realizadas no Bioma.