Languages

Coleção de Invertebrados do INPA incorpora dois grandes lotes

Foram depositados dois grandes lotes de invertebrados, um de Ácaros Oribatídeos (ACARI, ORIBATIDA) e outro de Escorpiões (SCORPIONES).

Um dos objetivos do componente “Coleções Biológicas do PPBio” é que as coleções biológicas devem ser qualificadas como repositórios e disseminadoras de informações qualificadas e fidedignas sobre a biodiversidade da Amazônia. Para atender com maior eficiência a essa demanda por informações, o PPBio está promovendo o fortalecimento das coleções biológicas, visando proporcionar uma melhor organização e disseminação de informações sobre a composição e importância da biodiversidade amazônica, um avanço mais rápido dos estudos da biota da região pelo acesso aprimorado aos dados já existentes.

Em abril de 2009, a Coleção de Invertebrados do INPA recebeu duas enormes contribuições, como parte do componente “Coleções Biológicas” do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) da Amazônia Ocidental.

Ácaro do gênero Parhypochthonius (Imagem: De Walter)

Foram depositados na coleção entomológica 234 espécies/morfoespécies de ácaros oribatídeos (ACARI; ORIBATIDA), totalizando 6321 indivíduos, tombados nos lotes 0435 a 0732. A maioria do material é resultante das coletas efetuadas pelo Laboratório de Sistemática e Ecologia de Invertebrados do Solo da CPEN/INPA, coordenado pelos Drs. E. Franklin e J. W. de Morais. Esta é uma das duas maiores coleções de ácaros oribatídeos do Brasil, competindo apenas com a coleção que está sendo elaborada pelo Projeto Biota/FAPESP, em São Paulo.

Foram também catalogados 622 escorpiões, distribuídos em 17 espécies, tombados nos lotes 0046 a 0531. Destes escorpiões, 257 lotes com 320 indivíduos foram provenientes exclusivamente de coletas realizadas no PPBio por Juliana de S. Araújo, do Laboratório de Sistemática e Ecologia de Invertebrados do Solo da CPEN/INPA.

Tityus metuendus, um escorpião comum na região de Manaus (Imagem: J.S. Araújo)

Isto vai significar um enorme incremento na coleção do INPA. O material está identificado até nível de espécie e morfoespécie e ficará disponível para a comunidade científica. Todo o material coletado foi adequadamente preparado, armazenado, conservado e identificado, como resultado de um minucioso trabalho de colocar etiquetas com nome do gênero e da espécie, coordenadas geográficas, nome do pesquisador que identificou, meio de conservação, etc. Duas bolsistas do PPBio foram fundamentais e contribuíram enormemente para este sucesso: Juliana de Souza Araújo (ex-bolsista) e Pollyana Yvonica de Oliveira. Além do financiamento das bolsas, o PPBio contribuiu com aquisição de material de consumo para etiquetagem e acondicionamento do material.

Deste modo será muito fácil para qualquer pesquisador do mundo selecionar um gênero qualquer destes aracnídeos para descrever as espécies ou efetuar uma revisão do material no futuro. Por exemplo, todos os indivíduos pertencentes a uma determinada espécie estão separados e podem ser facilmente consultados. Todo o material está preservado em álcool. Estas informações serão disponibilizadas no site:

www.inpa.gov.br/colecoes/colecoes2.php

Receber o Informativo PPBio.