Languages

Modernização da Coleção de Aracnídeos do INPA

O acervo de Arachnida da Coleção de Invertebrados do INPA está em amplo processo de reestruturação

O “Componente Coleções Biológicas” do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) visa apoiar a manutenção, ampliação e informatização dos acervos biológicos, de forma a integrar e difundir o conhecimento disponível, ampliando o uso das informações em biodiversidade. Nesse sentido, o PPBio vem lançando esforços sobre o acervo de Arachnida da Coleção de Invertebrados do INPA, visando a organização e qualificação do acervo, a catalogação eletrônica e a disponibilização on-line do banco de dados de todas as 11 ordens que compõem a classe. Entre os grupos mais conhecidos de aracnídeos estão as aranhas, escorpiões, ácaros, entre outros, como opiliões e pseudoescorpiões.

Em 2007, sob iniciativa do então coordenador do Componente Coleções Biológicas do PPBio, Dr. Célio Magalhães, duas bolsistas foram agregadas à coleção para desempenhar as atividades citadas acima. A Drª. Albertina Lima, reconhecendo a importância da continuidade no processo de curadoria de uma coleção zoológica, possibilitou a manutenção de uma das bolsistas por um período de 20 meses (setembro/2007 a abril/2009). Inicialmente, foi dada atenção especial à organização e tombamento do material-tipo (material no qual é baseada a descrição de uma espécie) de Arachnida. Nesse momento, bancos de dados já existentes foram atualizados e conferidos, e outros foram estabelecidos pela primeira vez, como para as ordens Acari e Pseudoscorpiones. Essas duas ordens juntamente com o material-tipo de Palpigradi, Ricinulei e Schizomida compõem o primeiro volume do catálogo de tipos de Arachnida da Coleção de Invertebrados do INPA.

Esse primeiro volume foi recentemente publicado na revista Zootaxa, contando com 54 lotes de holótipos e 239 lotes de parátipos de 61 espécies de Arachnida, os quais foram catalogados pela então bolsista PPBio, Regiane Saturnino. A identidade de muitos tipos só pode ser recuperada através de comunicação direta com os autores, seja pela ausência de detalhes em suas publicações ou pelo estado de conservação dos espécimes, muitos dos quais há quase três décadas sem cuidados específicos. A coleção de tipos de aracnídeos do INPA é bastante significativa e, no caso de Pseudoscorpiones, por exemplo, compreende pouco mais de 12.000 espécimes, provenientes de coletas conduzidas por Joachim Adis e José Wellington de Morais, entre outros. Volker Mahnert, Donald Gettinger, Nair Otaviano Aguiar e Elizabeth Franklin estão entre os pesquisadores que descreveram e depositaram espécimes na Coleção de Invertebrados do INPA, contribuindo grandemente para o enriquecimento do acervo de tipos de aracnídeos da referida instituição.

Figura 1. Acervo de Pseudoscorpiones da Coleção de Invertebrados do INPA. Modelo padrão de organização para todas as ordens de aracnídeos. Foto: R. Saturnino.

Material ordinário também foi agregado à coleção totalizando, juntamente com o material-tipo depositado, 434 lotes e 8.053 espécimes de Acari, 41 lotes e 133 espécimes de Amblypygi, 461 lotes e 18.693 espécimes de Pseudoscorpiones. O banco de dados de Palpigradi, Ricinulei, Schizomida e Solifugae foram estabelecidos pela ex-bolsista CNPq MSc. Clarissa Salette de Azevedo e pelo pesquisador visitante Dr. Renner Baptista, que contribuíram imensamente no processo inicial de organização da coleção, embora os recursos para tal não estivessem vinculados ao PPBio. Opiliones é responsabilidade da única especialista da ordem atuando diretamente na Amazônia, Drª. Ana Lúcia Tourinho (bolsista PPBio).

Os esforços desses últimos dois anos foram decisivos para a organização e qualificação do acervo de Arachnida. Nesse sentido, todo o material catalogado encontra-se disponível para os especialistas que desejem consultá-lo e, constitui um passo importante para que o conhecimento sobre o grupo na região amazônica aumente consideravelmente. O banco de dados das referidas ordens pode ser consultado na página do Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA - www.cria.org.br).

No momento, o grupo de Arachnida atuando na Coleção de Invertebrados do INPA, composto pela ex-bolsista PPBio, MSc. Regiane Saturnino, pela Drª. Ana Lúcia Tourinho e por outras bolsistas não contempladas com recursos do PPBio, como Erika Portela (bolsista PCI), Silvia Furtado Assimen (PIBIC), Shirley de Sá Guimarães (PIBIC) e a estagiária Rafaella Soares do Espírito Santo, está trabalhando na organização das ordens Araneae e Opiliones e preparando o segundo volume do catálogo de tipos.

Receba o Informativo PPBio.